Ouvidos

Zumbido no ouvido: o que é e como tratar

Zumbido no ouvido: o que é e como tratar

Zumbido no ouvido, uma situação que pode se tornar uma grave e verdadeira tortura!

Só nos Estados Unidos, estima-se que 12 milhões de pessoas sofrem deste mal, os quais procuram sempre ajuda e tratamento, nem sempre com sucesso. Cerca de 1 milhão de pessoas tem sua rotina fortemente alterada exclusivamente devido ao zumbido. A busca da solução é difícil, mas que tem certamente bons resultados, quando diagnosticado e tratado adequadamente.

O zumbido é uma sensação de um som que não existe na natureza, tecnicamente definido como “alucinação auditiva”. Outras pessoas não ouvem o zumbido do paciente. Para o paciente existe a certeza que o som existe. E existe sim, mas somente para ele, podendo ser sentido nos ouvidos ou “na cabeça”.

Existem diversas e diversas formas de zumbido, como: cigarra, apito, motor ligado, chiado, bater asas de borboleta, tons agudos, tons graves e até muitos pacientes não conseguem definir como é o tipo de som que ouvem. Alguns pacientes escutam o zumbido o dia todo, mas a maioria sente que piora mais de noite, especialmente ao deitar. Quando o ambiente fica mais silencioso, aí é que a pessoa escuta o zumbido mais alto.

Ora, no momento de descansar e dormir é que ele piora? Sim, infelizmente e tristemente sim…

O diagnóstico é feito através de uma avaliação detalhada de um médico Otorrinolaringologista e, na maioria das vezes, a consulta é bastante demorada, podendo ultrapassar o tempo de 1 a 2 horas. O médico precisa ouvir todos os detalhes possíveis do caso para poder formar um diagnóstico preciso. Muitas vezes existe também a associação do zumbido com perdas auditivas ou tonturas (labirintite).

O Otorrinolaringologista poderá pedir alguns exames para auxílio no diagnóstico, como a audiometria (teste da audição), o exame otoneurológico (exame da labirintite), o BERA (é um exame parecido com um “eletro da audição”), a ressonância nuclear magnética, a tomografia computadorizada ou vários outros também.

As causas podem ser diversas, desde lesões de nervos auditivos, sequelas de traumas sonoros (pessoas que trabalharam muitos anos com barulho intenso), má irrigação sanguínea, viroses, problemas metabólicos como doenças da tireóide, pressão alta, diabetes, tumores do ouvido ou na cabeça, lesões tóxicas medicamentosas, etc. Todas as causas possíveis devem ser investigadas a fundo a fim de se chegar ao diagnóstico mais preciso.

Vários tratamentos clássicos existem e também muitos e muitos remédios com novas indicações para o zumbido. Alguns pacientes precisam do aparelho auditivo para melhorar a audição junto com o zumbido, especialmente nos casos de perdas auditivas importantes.

Existem também aparelhos auditivos que fazem a dupla função: melhorar a audição e tratar o zumbido ao mesmo tempo. São de última geração e da melhor tecnologia do mundo. As indicações são muito específicas, mas se o paciente realmente precisa, então terá grande chance de melhorar e muito. Trata-se de um recurso extremamente importante em um grande número de casos.

E agora vou falar o mais importante de tudo: nunca aceite frases como “isto não tem cura” ou “você vai ter que conviver com isso o resto da vida”. Nunca! Existem sim diversos tratamentos e a persistência da busca para a solução é fundamental.

Se você ou alguém próximo a você tem zumbido no ouvido, procure imediatamente um médico Otorrinolaringologista!

Categorias

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

11 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Oi Dr: eu o conheci no Consulta ao De: da RIT amei suas explicações sobre as doenças por isso até surgido a Denise que marcase um dia pra falar sobre labirintite, pois bem Dr: tenho um barulho no ouvido direito que parece um xiado as vezes parece que vai imtupi sintu uma sessão de tontura qdo movimento minha cabeça pró lado pra baixo não roda mas é uma sessão horrível principalmente qdo to na pia no fogão e qdo sinto isso me da vontade de evacoar kk será que to maluca fico muito triste com isso Dr: ? Me ajude por favor …me chamo Raquel obrigada De: Jamal

    • Oi Dr:Jamal boa tarde, conheci o Senhor assistindo o programa da RIT consulta ao doutor da Denise gostei muito de ver como o Senhor tira as dúvidas ate sugiri pra Denise que um dia o Senhor falace sobre labirintite pois tenho um barulho no ouvido que é muito ruim um xiado no ouvido direito as vezes sinto tontura ao mexer a cabeça principalmente qdo estou na pia ou no fogão pq viro minha cabeça pra lá e pra ca não roda mas a sensação é muito ruim ….me ajude dr:Jamal tirando minhas dúvidas se é labirintite …grata

  • Doutor. Dia 4 De junho fui a uma balada de música eletrônica e desde então permaneço com um zumbido no ouvido. Notei esse zumbido desde o fim dessa mesma noite, anteriormente minha audição era normal. Não tive perda auditiva, segundo os exames. A doutora me passou pra tomar betaserc, e tomei durante uma semana. Não obtive melhoras, sinto que hoje estou menos tolerável ao zumbido. Talvez ele tenha piorado… e por tudo que li, posso acrescentar essas informações. Ouvia músicas em fone de ouvido praticamente todos os dias. Tenho disfunção da ATM, tenho ficado abatido com a situação e ansioso por uma melhora, tendo momentos de desespero. Me ajude, Doutor. Eu imploro. Ps: O segundo médico que consultei fez apenas uma limpeza e passou lorotadina pra eu tomar durante um mês

    • Vitor, seu relato é muito importante, pois o sintoma de zumbido incomoda demais.
      O ideal é que você faça um tratamento muito minucioso e bastante dedicado para melhorar.
      Hoje em dia temos vários tratamentos adequados para te ajudar.
      Procure imediatamente tratar com seu médico otorrinolaringologista.

  • Dr.boa noite.Desde julho/2016 que estou com um zumbido Horrível na cabeça..Tomei Betaistadina por 5 meses e até remédio pra.dormir.
    Na Tomografia não deu nada..O médico pediu uma ressonância, porém tenho fobia…Não consegui fazer…Só de saber que iria fazer sedada, quase morri….Agora mesmo parece que tem um concerto de cigarras na minha cabeca…Me ajuda

    • Margaret, você precisa de um diagnóstico muito minucioso e preciso.
      O tratamento depende de vários detalhes.
      O fato da tomografia estar normal é um ótimo sinal, mas mesmo assim existem várias causas para esta situação.
      Procure tratar com seu médico otorrinolaringologista.

      • Dr estou me cuidando pra ter uma gravidez mas me apareceu um zumbido no ouvido com empactos de tonteiras faz algum perigo para a gravidez perguntei para minha Dr ela mandou procura um especialista em ouvida fui e não deu nada mas continuou escuto agora cada vez mas alto me ajude

        • Maia, o zumbido pode mesmo incomodar, mas somente uma avaliação muito minuciosa do seu caso poderá direcionar o tratamento.
          Na gestação há diversos medicamentos que não podem ser usados, mas também existem várias formas de tratamento.
          Procure seu médico Otorrinolaringologista.