Informações úteis

Umedecendo o sistema respiratório para evitar doenças

Umedecendo o sistema respiratório para evitar doenças

O uso do soro fisiológico para umedecer o sistema respiratório é ainda uma das maneiras mais eficazes de evitar as chamadas doenças respiratórias que acontecem ainda com mais frequência nos períodos mais frios do ano.

Depois que acaba a temporada de verão, começa o outono e o inverno para atarantar os pais. Como o ar fica mais seco – sobretudo nas regiões mais frias do Brasil –, as doenças respiratórias vêm com tudo.

Essa é uma preocupação constante aqui no Mundo Ovo.

Falamos para as grávidas, por exemplo e o que precisa ser feito para prevenir e tratar gripes durante a gestação:

• Ficar longe das pessoas que estão gripadas;
• Evitar ambientes fechados com muita gente;
• Lavar bem as mãos;
• Descanso e tempo de sono adequados;
• Boa alimentação;
• Atividade física regular.

Também falamos para os pais de bebês prematuros, que são os que ficam mais apreensivos com a possibilidade de agravarem um quadro delicado com a chegada de uma bronquiolite ou pneumonia.

Crianças de todas as idades e também os adultos devem observar a maneira que se alimentam. Uma forma bastante eficaz de se manter saudável é prestar atenção nos alimentos que devemos consumir para aumentar a imunidade.

E, por fim, precisamos ter cuidado especial com as crianças alérgicas. Independente se rinite, bronquite ou asma, elas são naturalmente mais suscetíveis a formar muco. Quem não ainda não tirou leite e derivados da alimentação do filho nesse momento precisa apelar para o nebulizador.

Mundo Ovo

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.