Rinite e sinusite

Sinusite fez Roberta Miranda ser internada: quando a doença pode se tornar tão grave?

Sinusite fez Roberta Miranda ser internada

Roberta Miranda deixou seus seguidores do Instagram em alerta quando contou que estava no hospital por causa da sinusite. A cantora publicou que foi internada depois de sentir, desde o natal, dores decorrentes do entupimento dos seios da face. A solução, encontrada pelo médico Paulo Pontes, que acompanha Roberta, foi submetê-la a um procedimento cirúrgico para a desobstrução da região. De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, em entrevista ao Bolsa de Mulher, o quadro tem cura e a cirurgia é feita apenas em casos individualizados e após tentativas de tratamento medicamentoso.

Sinusite fez Roberta Miranda ser internada

Sinusite: o que é
Sinusite é a inflamação causada pela retenção de muco nas cavidas nasais.

Segundo o especialista, a sinusite é caraterizada pela inflamação dos seios da face, parte oca e que produz secreção que fica ao lado do nariz. “Em alguns casos, a comunicação entre o nariz e essa parte é obstruída ou prejudicada. Então, a secreção que deveria sair fica retida e a inflamação surge”, explica. Em casos mais severos, essa retenção ainda pode gerar pólipos, que, de acordo com Jamal, são como tumores benignos que crescem como se fosse uma pedacinho de carne lá dentro.

Causas
Entre as causas mais comuns, o otorrinolaringologista cita as formações anatômicas, como desvio de septo, crescimento das conchas nasais ou da adenoide, gripes e resfriados constantes e doenças como rinite alérgica e asma. Mas, os pólipos também podem ser a causa da sinusite.

Sintomas
É por isso que, ao notar os sintomas, um especialista deve ser procurado. Entre os sinais de alerta, Jamal lista:

• Persistência por mais de duas semanas de dores de cabeça;
• Febre;
• Eliminação de secreção amarela ou esverdeada;
• Sangramento nasal;
• Mal-estar geral.

Tratamentos
“Antes de inciar qualquer tratamento para a sinusite é preciso investigar a causa. Nós vamos atacar o que está gerando a doença, seja um problema anatômico ou a exposição ao ar-condicionado ou poluentes”, comenta o médico.

Sinusite é grave?
Sinusite tem cura. Mas tratamento precisa atacar também a causa, e não somente os sintomas.

A doença, embora possa parecer corriqueira, pode avançar e atingir outras partes do organismo. “A cavidade nasal está muito perto dos olhos e do cérebro e, por isso, ainda que não seja comum, as bactérias podem subir e causar inflamações no globo ocular e até meningite ou abcessos cerebrais”, alerta o especialista.

Como é a cirurgia para a sinusite?
Em casos mais raros e graves, como o da cantora Roberta Miranda, a cirurgia passa a ser a melhor saída para a cura da sinusite. “As cirurgias são incomuns e os critérios são individualizados e levados em consideração especialmente quando o paciente não responde aos tratamentos clínicos exaustivos. Ela geralmente funciona como uma limpeza. É possível remover pólipos, abrir os seios da face e retirar as secreções acumuladas e também já resolver as causas,caso elas sejam anatômicas, como, por exemplo, corrigindo o desvio de septo ou retirando as conchas nasais e a adenoide”, explica Jamal.

Sinusite tem cura?
A doença é comum e, equivocadamente, propagada como incurável. Mas, o especialista reforça a importância de dizer que a sinusite tem cura.

Durante o aparecimento do quadro, o especialista recomenda, além do tratamento médico, a irrigação abundante da região com soro fisiológico. “Isso vale para todas as causas. Jogando muito soro no nariz, o paciente ajuda a limpar as fossas nasais, eliminando a secreção acumulada e, junto, os vírus e bactérias”, comenta.

Prevenção
Jamal ainda recomenda alguns cuidados que podem evitar a sinusite. “Evitar ambientes com ar-condicionado, proximidade com fumaça de cigarro, lugares com mofo ou pouca ventilação e a exposição a produtos químicos”, lista.

Conselho de médico
O otorrinolaringologista ainda faz um alerta referente ao uso de medicamentos desobstrutores e a adoção de tratamentos naturais para a sinusite. “Muitas vezes, ao fazer inalação com produtos naturais, o paciente acaba piorando o quadro porque causa processos alérgicos, e quando começa a pingar com frequência remédios para desentupir o nariz, cria uma dependência”, diz.

Em todos os casos, a melhor saída é analisar os sintomas e procurar um especialista.

Bolsa de Mulher

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

2 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá sou o filipe, dr jamal, há meses venho sofrendo de sinosite, ja fui em varios especialistas, tomo os medicamentos, mais na semana seguinte ja pioro dinovo, e bati um raio x dos seios da face, e deu agenesia dos seios frontais, gostaria de saber se isso tem alguma cura, cirurgia, ou ate mesmo algo que possa não desencadear essa sinusite, para que essa dor na face nao seja desconfortavel! Agradeço!

    • Filipe, a sinusite é um problema que tem cura na grande maioria dos casos, depois de uma avaliação minuciosa, e precisa da causa do problema.

      Procure seu otorrinolaringologista e certamente ele vai te ajudar.

      Existem tratamentos clínicos e em alguns casos especiais existe até a cirurgia.