Informações úteis

Receita de xarope e bala de cebola promete curar tosse em 3 dias: será? Há risco?

Receita de xarope e bala de cebola promete curar tosse em 3 dias: será? Há risco?

Uma mãe australiana viralizou no Facebook após indicar uma receita de xarope de cebola que, segundo ela, curou a congestão nasal e tosse de seu filho de oito meses em menos de três dias.

Xarope de cebola para congestão e tosse

Em entrevista ao site australiano Kidspot, Carol Heaton contou como decidiu optar pela solução natural: “Meu filho tinha uma infecção no ouvido, tomava antibióticos e estava terrivelmente congestionado e tossindo. Tentei usar bálsamo para bebês em seu peito e mantê-lo hidratado com spray de solução salina. Então, minha família insistiu em tentar esse velho remédio: um xarope de cebola para tosse “.

De acordo com Carol, a receita foi capaz de melhorar significativamente o muco e a tosse do menino em apenas 72 horas.

Em sua receita, ela usa 1 cebola grande cortada em fatias grandes e polvilha açúcar branco por cima. Depois, deixa as “balas” em um prato até que o sumo do vegetal comece a sair e dá uma colher desse suco a cada uma hora para seus filhos. Ela jura que as crianças apreciam o gosto, apesar de a cebola crua ser naturalmente ardida.

Propriedades da cebola
Criadora de um site que ensina remédios naturais, a mãe ainda afirmou que a solução faz bem porque a cebola é um expectorante natural que ajuda a livrar os pulmões do congestionamento, reforça o sistema imunológico e aumenta a ação da vitamina C no organismo.

Tais afirmações ainda não têm bases científicas oficiais, mas de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) elas realmente são cultivadas na medicina popular. O órgão afirma que estudos já provaram os efeitos curativos e antibacterianos do vegetal.

Já um estudo do Journal of Chemical and Pharmaceutical Research afirma que a cebola tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas de artrite reumatoide, a inflamação da asma e os resfriados comuns.

É seguro?
O otorrinolaringologista Jamal Azzam, da Clínica Jamal, defende que não há comprovação científica acerca da eficácia da solução caseira para congestão ou tosse. “Além disso, há efeitos colaterais. Não é porque é natural que pode ser usado livremente. Por exemplo, veneno de cobra é natural, mas mata”, brinca.

O especialista afirma que a solução pode irritar ainda mais o sistema respiratório: “Só de cortar a cebola algumas pessoas choram e têm tosse, imagina inalando um xarope dela”.

Infecção de ouvido, tosse e congestão nasal sempre devem ser avaliadas individualmente por um profissional da saúde, pois a falta de tratamento adequado pode fazer com que o quadro evolua para complicações como meningite e perfuração da membrana do tímpano.

O que fazer?
O ideal é buscar um médico que avaliará o quadro e indicará o tratamento mais adequado.

Contudo, algumas medidas podem dar força extra aos cuidados. Segundo o otorrinolaringologista, fazer inalações com soro fisiológico várias vezes ao dia ajuda a aliviar a caso de congestão nasal e a tosse.

Já para otite a dica é aquecer panos secos, em uma lâmpada ou com ferro de passar, e realizar compressas de até 20 minutos sob os ouvidos, três a quatro vezes por dia.

Vix

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.