Mitos e verdades

Quanto mais você envelhece, mais orelhudo fica

Quanto mais você envelhece, mais orelhudo fica

“Otorrino” explica a razão do crescimento das orelhas nos idosos.

Com a idade, tanto os homens quanto as mulheres têm orelhas maiores do que eles tinham quando eram mais jovens.

Isto pode ser comprovado através de fotos antigas que se comparadas com a “realidade de hoje”, percebe-se nitidamente uma diferença no tamanho da orelha.

Está comprovado que isto acontece?
Um estudo realizado no VA Medical Center da Texas Tech University revelou que a circunferência da orelha aumenta uma média de 0,51 milímetro por ano.

O fato é que, diversos estudos já comprovaram que se suas orelhas já são grandes quando jovem, é bem possível que fiquem bem maiores quando você ficar idoso.

Segundo Dr. Jamal Azzam, otorrinolaringologista do Hospital Leforte, o “crescimento” das orelhas é bom para os velhinhos, pois funciona como uma compensação parcial da perda auditiva que se verifica na idade avançada, por meio de uma captação mais abrangente do som.

Ele explica que uma pessoa na idade adulta com a audição perfeita possui a capacidade de captar em média 10 decibéis de ondas sonoras, o que é algo bastante significativo em termos de audição.

Assim, como o envelhecimento, naturalmente, diminui esses decibéis, o aumento do pavilhão auricular, compensará de certa forma a perda auditiva.

Ainda há razões biológicas/anatômicas: a perda da proteína responsável pela elasticidade da pele, conhecida como elastina, que “puxa” a orelha para baixo.

Outra razão é o crescimento temporão da cartilagem.

Quando as orelhas crescem, elas prejudicam a audição?
O médico inglês James Heathcote mediu a orelha de 206 pacientes entre 30 e 93 anos de idade e calculou que elas crescem naturalmente 1,2 centímetro em cinquenta anos, em média.

Ele diz que a cartilagem aparentemente, não depende de nenhum hormônio para crescer.

Então, ela cresce sem parar e também são culpadas por fazer os velhos mais narigudos.

Mas, você só perceberá isso, quando já estiver com mais de 70 anos.

Atenção: O material aqui fornecido é apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.

Portal AvôVó

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.