Olfato

Perda de olfato: a terrível anosmia

Perda de olfato: a terrível anosmia

O olfato, muito diferente do que muitos pensam, é uma sensação primitiva com o objetivo de sentir cheiros ruins e não cheiros bons!

Sim, nos primórdios da formação do atual ser humano, o olfato desenvolveu-se para uma proteção do ser humano contra comidas estragadas, ambientes com gases tóxicos, etc. Então, sentido o cheiro ruim o indivíduo se afasta e preserva a sua vida.

E mais uma informação muitíssimo interessante: por quê o nariz é avançado e fica para frente do rosto em cima da boca? Ora, para cheirar as comidas antes que entrem e para que possa haver então este filtro contra alimentos indesejáveis. Mas, hoje em dia o olfato é essencialmente uma sensação dedicada a coisas boas e agradáveis.

Quem não gosta de um delicioso cheiro de comida? E de um perfume maravilhoso?

Então, o olfato hoje nos dá sensações muito agradáveis e contribui inclusive decisivamente para o paladar. A perda do olfato pode parecer algo insignificante, mas é verdadeiramente uma catástrofe. E quais as causas para isto? As principais, entre outras, são:

• viroses diversas
• pólipos nasais
• tumores nasais
• sinusites
• desvios de septo ou aumento das adenóides
• reação ao uso prolongado de medicamentos vasoconstrictores locais
• traumas de crânio
• tumores cerebrais
• doenças neurológicas diversas

A perda do olfato pode ser transitória e fugaz ou até definitiva. Depende muito da causa, o que muitas vezes, infelizmente, não se tem certeza. O que devemos fazer é: em caso de perda do olfato procurar imediatamente uma consulta com médico otorrinolaringologista para investigação e esclarecimento diagnóstico.

Quanto antes procurar o médico, maiores as chances de cura. O médico otorrinolaringologista irá fazer exames clínicos e provavelmente um exame endoscópico do nariz (nasofibroscopia) e poderá ser necessário exames complementares como uma tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética, etc.

Inúmeros tratamentos podem ser prescritos, desde medicamentos via oral até locais no nariz. Entretanto, infelizmente alguns casos não têm sucesso e o olfato não volta. Isto é uma realidade que não deve ser omitida dos pacientes e pode realmente ocorrer.

Categorias

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

51 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Eu não me conforme e que um sentido que se perde com tanta facilidade, ainda não ha se quer uma pesquisa, medicação para nem um tratamento em caso de perda de olfato.
    Eh por ai que se vê que a ciência esta a serviço do dinheiro mesmo!

  • Faz cerca de 10 dias que após uma gripe forte, no início perdi totalmente a percepção de cheiros. Não sentia nada. Tento me forçar a sentir, fico abrindo o do amaciante de roupas, tento sentir odor dos iogurtes, especialmente estes que tem “sabor baunilha”, pois são aromas artificiais. Não sinto nada, hoje na verdade comecei a ter uma leve percepção de alguns odores, mas isto ocorreu outros dias rapidamente e depois sumiu tudo de novo. Desde o início eu percebi que não era uma gripe normal, esta sensação nunca foi deste jeito. Em outras gripes, a percepção de cheiro fica reduzida, mas parece que é algo que percebia como normal. Desta vez dá pra sentir, tem algo estranho neste sumiço de olfato. . Ainda é cedo para ficar tão preocupado, mas 10 dias sem sentir cheiros é algo bastante preocupante. Já estou usando um spray que o Otorrinolarigologista prescreveu, acho que fiz o certo indo o quanto antes.
    Tem um lugar de cheiro muito desagradável, uma escadaria perto de casa que tenho que pegar para ir até o ponto de ônibus na nove de julho em são paulo. Ali vira meio… banheiro de moradores de rua, mas tenho que passar por ali. Acredita que não senti nada? tinha gente subindo a escada com nariz tapado com a mão, eu não sentia nada. Me sinto muito mal por isto. Espero que seja passageiro e gostaria de melhorar logo.

  • Boa noite Dr.

    Há dois anos aprox, perdi a capacidade de sentir alguns cheiros como gas, esgoto, e outros cheiros, e outros ficaram confusos como o pó de cafe que pra mim agora é um cheiro bem ruim quando antes era um cheiro que eu adorava e agora nao suporto o cheiro. Teve algumas vezes que cheguei em casa e ingeri comida que estava em vias de estragar e quando a minha mulher cheirou disse que estava azeda. Agora, só como depois que ela dá o ok. Tenho corrido atras de descobrir o que tenho desde então e já tratei com antibioticos para sinusite rinite, usei corticoides e nada.Passei por varios especialistas do meu convenio e tive varios diagnosticos. Vi sua materia e me identifiquei com a parte de perder o olfato, só que no meu caso tem um agravante que tem um cheiro que sinto o dia todo e acredito que este cheiro é que está se misturando com os cheiros das coisas e prejudicando meu olfato. Gostaria de saber se o Sr. poderia me ajudar e quanto é sua consulta?
    Minha vida ficou bem complicado nestes ultimos anos.

  • Bom dia, Dr! Há um mês sofri um acidente com TCE e perdi o alfato. Gastaria de saber qual exame faço para diagnóstico e se tem algum teste? É onde realiza esse teste? Desde já, agradeço

    • Roberto Carlos, o mais importante é sempre o exame clínico minucioso, detalhado e com a associação da dedicação e experiência do médico.
      Converse com seu otorrinolaringologista e somente ele poderá detalhar o seu caso.

  • Dr perdi totalmente meu olfato e palavar acerca de 7 meses já em 3 otorrinolaringologista e não melhorei em nada. Ja fiz tomografia, raio X da face e endoscopia nasal, qual outro especialista devo procurar já estou ficando muito nervosa com essa situação usei muito corticoides e spray o que devo fazer

  • Olá Dr tenho epilepsia e na última crise em setembro de 2015 na queda perdi o olfato tenho feito complemento psicológico pois me afetou demais não existe nada que pode ser feito e a legislação reconhece como deficiência obrigada

      • dr. infelizmente nao existe forma de melhorar. nos que temos anosmia sofremos de uma deficiencia que não e reconhecida, precisamos de alguém que nos represente, para fazer valer nosso direito, pois segundo os direitos dos deficiente todo aquele que tenha risco devido a sua deficiencia e deficiente
        quase coloquei fogo na minha casa sem sentir o cheiro do queimado, fora que se enjerir uma comida estragada e mais o que sofremos de buling piadas e outras coisas a terapia nao tem ajudado procurei medicos em diversas cidades e sao bem taxativos se conforme vc jamais vai voltar a asentir cheiro novamente. Agosra isso deveria ou nao entrar como deficiencia ja que e irreversivel, hj um pedaço de dedo que se perde ja se aposenta por invalidez, esse e o brasil

  • Não tenho olfato e paladar há mais de dez anos já. A vida é horrível. Já fiz cirurgias para raspagem de pólipos mas voltam em semanas. O único medicamento que resolveu chama xolair, uma injeção. Mas não pude continuar pois os convênios não cobrem. Nem vacinas, corticóides ou antibiótico fazem algum efeito. Já desisti de sentir o cheiro dos meus filhos ou o sabor dá minha comida favorita.

    • Cristiane, a cirurgia dos pólipos nasais realmente pode ser necessária mais de uma vez. Mas, pólipos voltarem em semanas não é comum.
      Se existem pólipos o olfato fica mesmo muito comprometido.
      Continue seu tratamento para resolver inicialmente os pólipos e depois tratar o olfato.

  • Olá Dr Jamal, boa tarde!
    Eu sofri um acidente em 2015 e fraturei o crânio e devido ao trauma estou sofrendo com uma Anosmia crônica, não sinto mais nada!
    Já passei com Neurocirurgião, neurologista, otorrinolaringologista e nenhum deles me deram esperanças!
    Estou desesperado pois tenho apenas 34 anos e com o passar do tempo a coisa está se agravando, pois ultimamente nem a textura dos alimentos eu sinto mais e nem consigo distinguir o DOCE DO SALGADO! o que poderia ser feito ?
    Devo ter esperanças? Me ajude!!!
    Desde já agradeço a Att;

    • Eduardo, realmente a perda do olfato pode ser muito grave e prejudicar muito a vida das pessoas.
      Mas, somente o tratamento muito dedicado e minucioso poderá surtir efeitos.
      Continue a tratar com seu médico otorrinolaringologista.

      • Bom dia dr.perdi o olfato e paladar tem 6 meses,depois de um resfriado,fui perdendo aos poucos,sò que agora està pior,tenho uma hiposmia,tenho 25% de olfato,fiz um teste de cheiros,segundo os médicos aqui na Europa,tive uma infecção viral superior,no teste subiu 5%,em 3 meses o cheiro,sò que näo sinto essa diferença,o sr.acha que tenho chances de melhora ainda,na Ressonnància deu septo desviado,cornetos inferior inchados e rinite inflamada,mas aqui eles näo dizem que è caso de operação,estou mt triste e depressiva com esta situação,serà que teria algum jeito ainda,o nervo se regenera ou näo,…

        • Yanna, o olfato é um sentido extremamente importante para o ser humano.
          A perda do olfato pode ter várias causas, inclusive os vírus respiratórios.
          Existem diversos tratamentos modernos e a chance de voltar o olfato existe de acordo com cada caso em especial.
          Procure novamente seu médico Otorrinolaringologista e mantenha o tratamento.

        • Caro Dr. Jamal , tenho o mesmo problema que a Janna . Por indicacao de especialistas otorrino , fiz os testes e deu anosmia pos-viral. Só distingo gosto de salgado e doce . Estou fazendo treinamento olfativo há seis meses cheirando fragrâncias de canela , eucalipto , vinagre e floral. As melhoras são quase nenhumas . Estou muito desanimado . Alguma esperança ou dica ? Obrigado

  • nunca tive o sentido do olfacto muito apurado, mas desde à 4/5 anos deixei de de sentir qualquer cheiro, nem mesmo gás, pelo que cada vez sinto mais a falta que nos faz deste sentido, mas ao que parece não existe tratamento.

  • Doutor Jamal, fiz uma cirurgia de desvio de septo e retirei as amidalas pois o médico disse que eu estava com apneido do sono, meu olfato vem variando muito as vezes sinto.os cheiros normalmente e as vezes não sinto nada , tem um mês que fiz a cirurgia e tem um cheiro insuportável saindo nas narinas…sera que voltarei a sentir cheiro normalmente?

  • Perdi o olfato tem 3 anos. Passei por pelo menos 3 otorrinos e não tive sucesso. Meu exame deu sinosopatia crônica já usei corticóide e não resolveu. Não sei mais o que fazer. A última médica disse que era irreversível . Devo me conformar?

  • Doutor! existe casos de pessoas que se submeteram a sepnoplastia e voltaram a sentir cheiro pelo menos uns 80%? no meu caso tenho 36 dias de operado e meu olfato está variando…existe algum tratamento?

  • Bom dia Dr Jamal, por favor, teria algum especialista em anosmia para me indicar ? Sou de Jundiai´, mas posso me consultar em qualquer cidade próxima.
    Tenho polipose nasal, já fiz duas cirurgias e há mtos anos perdi totalmente o olfato. Muito raramente, quando tomo muito coirticoide, volto a sentir cheiro por um ou dois dias. Mas depois, paro de sentir novamente.
    Meu Otorrino acha que não vou voltar a sentir cheiro, mas não me conformo e queria ouvir algum especialista nisto.
    obrigada

  • Dr. Jamal depois de passar uma sinusite, que já faz seis meses fique com a perda total do olfato. Já fiz tomografia, ressonância e mais outro exame que penetra pequenas lâmpadas nas narinas. A tomografia acusou pólipos na narina direita, a mesma que não sinto cheiro nenhum. A esquerda o olfato está bem reduzido e acusou pólipos também. Depois de passar por três especialistas, cada dia que passa estou pior. Na ressonância, a Médica disse que o nervo olfatório não foi afetado, está tudo ok. Mas, nenhum desses Médicos falou em cirurgia dos pólipos.
    Moro em Vitória (ES). Talvez seja aqui uma cidade com poucos recursos.

  • Ola dr. Meu nome é Aline. Minha mãe teve um desmaio no último domingo dia 5/11/2017. Bateu forte a cabeça, mas na tomografia não acusou nada. E foi após esse desmaio ela passou a não sentir mais o gosto e o sabor. Não sei por onde começar, cardiologista, neurologista, otorrinolaringologista… Menos de 10 minutos da queda eu verifiquei a pressão e estava normal. Será que ela pode voltar a ter os sentidos de olfato e paladar novamente. Obrigada.

  • Dr. nasci com desvio de septo, labioleporino e sem palato,o céu da boca. Nunca senti cheiro algum,já fiz várias cirurgias de desvio,mas só serviram para estética,pois nada de cheiro. Pergunta. esta falta do olfato está relacionada ao defeito físico apenas ou é físico e cerebral?.

  • Dr. Eu estou precisado de sua orientação que esta me tirando o sono e também me prejudicando na minha qualidade de vida. Eu tenho anosmia tenho sinusite quando eu tomo prednisolona por 2 dias o olfato volta por que estou sobre enfeito da medicação. Mas não posso toma direto por que e corticoide aumenta a glicose. Eu vi um vídeo que o sr cita algumas orientações e me interessei pelo tratamento. E acho que vai resolver o meu problema.
    E topo ate arrancar esse nariz e colocar outro. kkkk!

  • Ola tenho 27 anos e nunca senti cheiro de absolutamente nada! Nasci assim, os médicos que já fui não souberam dizer oq por que.
    Gostaria muito de saber se alguém é assim e se algum médico pode me dizer se tem ( cura).

  • Boa tarde Dr.Jamal
    Tenho anosmia a mais de 20 anos devido a um trauma cranioencefalico e passei a pouco por um otorrino na rede pública que pouco soube me dizer a respeito. sou considerado deficiente perante a legislação? ou como posso ter este reconhecimento uma vez que nunca voltarei a sentir cheiro e estou vulnerável às adversidades causadas pela deficiência.Como pode ser classificada este deficiencia no caso de preenchimento de um formulário por exemplo,pois nunca existem opções para esta?Onde posso buscar ajuda para melhorar minha qualidade de vida?
    Obrigado pela atenção !

  • Dr. tenho crises de rinite e asma todo mes, e nao sinto cheiro e gosto , quando tomo predinisona ou antibiotico consigo sentir cheiro e gosto de tudo o que pode ser? e gostaria de saber se tem algum remedio parecido com predinisona que nao faca tanto mal?