Dicas de saúde Nariz

Nariz entupido em bebê: como desentupir com soro, seringa, massagem e mais

Nariz entupido em bebê: como desentupir com soro, seringa, massagem e mais

Bebês e crianças normalmente sofrem mais com rinites, gripes e resfriados do que adultos. Consequentemente, podem experimentar com mais frequência quadros de congestão nasal. Como medicamentos não são indicados para a faixa etária, conhecer medidas naturais e caseiras pode ser bastante útil para promover bem-estar dos pequenos.

Nariz entupido em bebê ou criança: causas
Tanto em crianças quanto em adultos, a congestão nasal geralmente é resultado de infecções virais ou bacterianas (como gripes e resfriados) que provocam inchaço nas paredes da mucosa nasal e, consequentemente, dificulta a passagem de ar pelas narinas.

O desconforto é passageiro e tende a passar em cerca de três dias, mas, entre bebês, pode afetar a alimentação e atrapalhar o sono.

Nariz entupido: o que fazer
O uso de medicamentos para desentupir o nariz não costuma ser indicado para bebês e crianças. No caso dos pequenos, soluções e medidas naturais podem ser mais adequadas para combater a congestão nasal.

Além disso, é importante prestar atenção na higienização do nariz da criança, garantir que ela se mantenha bem hidratada e longe de ambientes muito fechados e com aglomeração de pessoas. Os cuidados ajudam a prevenir quadros de nariz entupido.

Melhor remédio para desentupir o nariz
O descongestionante nasal alivia de forma rápida o desconforto, mas o remédio exige cuidados e não deve ser usado em bebês. Aplicações contínuas e excessiva causam dependência, efeito rebote e aumento de pressão arterial e taquicardia.

Como desentupir o nariz: remédio caseiro

Como desentupir o nariz com soro fisiológico
O soro fisiológico é um produto bastante eficaz e seguro para desentupir o nariz de crianças e bebês. Basta aplicar gotinhas de soro nas narinas dos pequenos ao longo do dia para manter a mucosa hidratada.

Como desentupir o nariz com solução salina
A solução caseira pode ser usada em crianças e alivia tanto a congestão nasal quanto desconfortos causados por excesso de coriza. Misture 1 colher de chá de sal para cada litro de água para preparar a solução, que pode ser inalada ou pingada no nariz.

Massagem para desentupir o nariz da criança
Indicada pelo otorrinolaringologista Jamal Azzam, a massagem para desentupir o nariz é simples: basta massagear, delicadamente, a região em torno dos olhos e o nariz, fazendo um pouco de pressão, para estimular a circulação sanguínea do local e aliviar a congestão.

Como desentupir o nariz com seringa
Outro método conhecido, seguro e eficaz é utilizar a seringa com soro fisiológico para desentupir o nariz. A técnica não só ajuda o bebê a respirar melhor como também faz uma limpeza nas narinas, impedindo que a secreção seja contaminada e evolua para uma infecção.

A lavagem deve ser feita com soro fisiológico a 0,9% que não irrita o tecido das narinas e o ideal é deixar o pequeno sentadinho na hora da limpeza, para diminuir os riscos de o soro vazar para o ouvido.

O primeiro passo é aquecer um pouco de soro no micro-ondas e, depois, encher uma seringa. Ao aplicar, empurre rapidamente o êmbolo e jogue todo o líquido dentro do nariz do bebê.

Vix

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Dtor jamal boa tarde tou com um filho de dias de nascido tem 25 dias e ta com o nariz entupido e as vezes quando espirra vem o golfo ou o leite com pouquinho de catarro verde o que eu faço posso dá nebolizaçao se puder quantas gotas utilizo?