Ouvidos

Não localizar som que vem de trás + 4 sinais indiretos de problemas de audição

Não localizar som que vem de trás + 4 sinais indiretos de problemas de audição

Ter dificuldade em entender algumas frases ou palavras é normal, mas caso isso seja muito constante, é necessário buscar ajuda, já que pode se tratar de algum sinal de problema de audição. Entenda:

O que causa perda de audição?
Há uma ampla gama de condições que podem prejudicar a audição, como lesões em nervo induzidas por ruídos excessivos, obstrução nasal decorrente de aumento das adenoides (pequenas glândulas localizadas na parte anterior do nariz), desvios de septo, pólipos nasais, infecções, problemas congênitos e hereditários.

Sintomas e sinais indiretos de perda de audição
Segundo o otorrinolaringologista Jamal Azzam, da Clínica Jamal, o sintoma básico de quem tem problemas de audição é a dificuldade ou impossibilidade de ouvir, a qual pode vir acompanhada de tontura e zumbido no ouvido.

Contudo, nem sempre a perda auditiva é notada tão diretamente, sendo necessário avaliar sinais indiretos, como:

• Não ouvir ou entender corretamente frases ou palavras;
• Dificuldade em ouvir e conversar em ambiente ruidosos;
• Não ouvir a campainha de casa;
• Ter dificuldade ao falar no telefone;

Como identificar?
Geralmente, quem perde a audição lentamente nega o fato quando é questionado, apesar de a incapacidade de ouvir prejudicar a qualidade de vida, o âmbito profissional, social, escolar e a autoestima.

Os testes que avaliam a audição são muito simples. O mais conhecido é a audiometria, que ocorre em uma cabine acústica que reproduz sons que devem ser processados pelo paciente.

Além desse, há outros que avaliam a estrutura do ouvido e o limiar auditivo eletrofisiológico.

Quem deve fazer exames auditivos?
Crianças a partir de quatro anos e pessoas a partir de 60 anos têm indicação importante de audiometria. Porém, o otorrinolaringologista pode recomendar o exame a qualquer pessoa que tenha sinais de perda auditiva, independente da idade.

Já os recém-nascidos devem fazer o teste da orelhinha ainda na maternidade. Rápido e indolor, ele consiste na emissão de sons de baixa frequência por meio de fone de ouvido que é aproximado da orelha do bebê enquanto as respostas são medidas.

Problema de audição tem cura?
A maior parte dos problemas auditivos pode ser readaptada por meio de aparelhos auditivos ou implantação de próteses.

“Em um futuro não muito distante, não existirão ‘surdos-mudos’, já que a detecção precoce de perdas auditivas gerará uma série de ações médicas que as recuperarão”, ressalta o médico.

Vix

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Dr Jamal, meu marido tem 62 anos e há 1 ano tem zumbido no ouvido.Já procurou 3 oftalmologista neuro e até psiquiatra. Toma alprazolan. Mas esta ficando doido de tto zumbido. O que ele pode fazer? Obgda