Mitos e verdades

Mitos e verdades sobre a sinusite

Mitos e verdades sobre a sinusite

Veja abaixo:

Sinusite não tem cura (MITO)
Atualmente o entendimento da doença é muito melhor em função dos exames detalhados, como a nasofibroscopia (endoscopia de nariz) e a tomografia de seios da face, ressonância entre outros. Cada vez mais a sinusite tem tido cura total.
Gripe pode complicar com sinusite (VERDADE)
A gripe pode gerar um acúmulo de secreções e se mal curada pode evoluir para sinusite aguda, a qual pode perdurar por muito tempo, até meses.
Dor de cabeça é sinônimo de sinusite (MITO)
A dor de cabeça é um sintoma auxiliar no diagnóstico da sinusite e portanto não é sintoma principal. Muitas pessoas sentem dor de cabeça e dizem “ai, minha sinusite hoje está atacada…” quando na verdade não corresponde na maioria das vezes a sinusite.
Sinusite pode ficar crônica (VERDADE)
Quando a sinusite aguda não é bem tratada, ela pode evoluir para sinusite crônica, ou seja, um quadro de duração prolongada (geralmente acima de 3 meses).
Sinusite deve sempre ser tratada com antibióticos (MITO)
Muitas sinusites são decorrentes de Rinite Alérgica ou então fazem até parte de um processo viral. Então, o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico, que deve ser individualizado caso a caso.
Criança pode ter sinusite (VERDADE)
Apesar de muitos pensarem o contrário, as crianças, e muitas vezes bem pequenas, podem sim ter sinusite.
Sinusite sempre cura sozinha e nunca complica (MITO)
A sinusite pode ter complicações graves, como abscesso peri-orbitário (o pus do nariz entra dentro das cavidades dos olhos), abscesso cerebral ou meningite. São complicações raras, porém bastante graves e podem ocorrer, especialmente em imunossuprimidos.
Categorias

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.