Depoimentos

Dr. Jamal Azzam

Nesses mais de 30 anos de experiência em otorrinolaringologia, Dr. Jamal e seus pacientes viveram muitas histórias emocionantes.

O trabalho do Dr. Jamal Azzam é fruto de anos de experiência no atendimento dos casos mais simples aos mais complicados. Incansável no caminho da cura de seus pacientes, Dr. Jamal vê nas dificuldades de diagnóstico e de tratamento os seus principais desafios. Durante todos esses anos, inúmeros problemas de saúde foram solucionados. Os pacientes do Dr. Jamal sempre têm uma história emocionante para contar. Histórias de sofrimento que se transformaram em felicidade e superação. Veja abaixo alguns depoimentos. Se você também tem uma história, conta para nós.

Se você é ou foi paciente do Dr. Jamal e tem uma história de superação para contar, deixe-a registrada no site. E se você quiser não precisa se identificar.

 

Minha filha Fernanda desde bebê teve problema com ouvido, com várias otites, ouvido vazando, antibióticos frequente. Fomos ao Dr. Jamal por indicação do meu cunhado e continuamos até hoje. Fernanda foi acompanhada, operada e extremamente bem cuidada pelo Dr. Jamal, arrisco a dizer mimada. Ele sempre entendia as reclamações e traduzia as sensações dela para nós, pais desesperados (ex: “ela está com a sensação de estar em baixo da água”), sempre paciente, acalmando e solucionando as crises. Foi uma fase difícil, que como dizia o Dr. Jamal, tenham paciência que vai passar… e passou!
Hoje Fernanda é uma moça de 16 anos super feliz e sem sequelas na audição. Tudo graças a esse grande profissional e hoje um grande amigo. Hoje lembramos com carinho desta época, dos palitinhos coloridos de toda consulta, até o “menor clips do mundo” que a Fernanda guarda com muito carinho.
Patricia, Ricardo e Fernanda Miranda


Tenho 59 anos e havia muito tempo que eu estava sofrendo, pois quase não respirava mais. Meu nariz era um “poço de defeitos” e não mais um “poço de desejos”. Conheci Dr. Jamal através da indicação do meu cunhado Márcio que havia feito com ele uma cirurgia muito grande e complicada e que estava muito feliz com o resultado.
Logo na primeira consulta eu tive a certeza de que ele seria o meu médico. Isso pela confiança que me passou, pela dedicação que dispensa aos pacientes, pela sua área, já conhecida por todos através da imprensa e pela dedicação dele e de toda a equipe em acompanhar o pré e pós operatório de todos os pacientes, algo muito raro no campo da medicina.
Hoje eu sei o que é respirar de verdade, estou super feliz, durmo tranquila e em paz e agradeço mil vezes a esse médico maravilhoso e grande ser humano por ter me aceito como sua paciente.
Ana Maria Brassanini


Conheci o Dr. Jamal por indicação da minha cunhada. Ele operou minha sobrinha que sofria há anos com otite e depois de operá-la, ela está super bem! Levei meu filho de 10 meses para uma consulta onde eu desconfiava de otite pelo fato dele acordar diversas vezes a noite em gritos e só acalmava mamando deitado na minha cama, mas não dava outros sinais. Dr. Jamal logo que examinou detectou a otite principalmente no ouvido direito que era aquele que ficava pra baixo quando eu o amamentava. Ele me explicou os males que a amamentação na horizontal causa e iniciamos o tratamento. Em menos de duas semanas meu filho passou a dormir melhor e consegui fazer o desmame noturno de forma natural e benéfica pra nós dois. Logo em seguida, meu marido e eu passamos por consulta onde nos foi diagnosticado a necessidade de cirurgia para correção de septo. Eu já fiz essa cirurgia há 12 anos atrás, mas sem sucesso. Marquei o procedimento, que foi feito ontem (16/10/2017), e estou surpresa com a recuperação tranquila e com tamanho cuidado e preocupação do Dr. Jamal que faz questão de ligar pela manhã e tarde para saber como estou! A sensação que tenho é como se estivesse gripada, apenas. Nem parece que fui operada!
Só tenho a agradecer a oportunidade de conhecer o Dr. Jamal e dele cuidar da minha família com tanto carinho e profissionalismo! Que Deus o abençoe e permita que o senhor ajude muitas e muitas pessoas! Eterna gratidão Dr. Jamal!
Karina


Só tenho a elogiar e elogiar e elogiar! E recomendar. Desde a primeira consulta fui muitíssimo bem recebido. Me tratou com individualidade, mostrou-se parceiro. Me tranquilizou e fui muito bem orientado a todo momento pelo Doutor Jamal. Que além de excepcionalmente competente, criterioso com seu trabalho, é cuidadoso, zeloso, sempre presente e tranquilo no trato com seus pacientes. Escolher uma simples consulta, melhora, procedimento ou cirurgia, é garantia de estar em excelente e competentes mãos e alcançar plenamente o objetivo, como o Dr. Jamal.
Maurício Machado


Com 4 anos de idade passei por uma cirurgia causada por sério problema de rinite. Com 6 anos novamente o mesmo procedimento e nada de melhora. Quando minha mãe, através da televisão, conheceu o Doutor Jamal e no dia 21 de julho de 2017 passei em consulta com ele, e por causa da rinite muito avançada estava perdendo a audição, e agora com os medicamentos que ele receitou e usando o aparelho auditivo estou me sentindo muito bem. Obrigada Doutor Jamal!

Gianne Fernandes Carneiro


Talvez não existam palavras suficientes que me permitam agradecer você com justiça, com o devido merecimento. Sua ajuda e seu apoio foram para mim de valor inestimável, mas é tudo o que me resta, apenas posso me expressar através da limitação de meras palavras, e com elas lhe prestar esta humilde, mas sincera homenagem. “Renovar as esperanças de um paciente, faz com que o médico distribua sorrisos o dia todo”. Obrigado Doutor Jamal!

Garabed Beurgulian


Posso dizer que conheci o Dr. Jamal em um dos momentos mais difíceis da nossa família. Minha irmã caçula estava tendo sangramentos nasais e já havia passado por dois médicos e um hospital especializado, porém não ocorria um diagnóstico. Foi então que por indicação de outro paciente do doutor, a Raquel marcou uma consulta com o Dr. Jamal. Já na primeira consulta o doutor realizou um exame e deu o diagnóstico, que provavelmente seria um câncer nasal. Haveria a necessidade de cirurgia e em um mês realizou-se a cirurgia.

O câncer nasal é muito raro, parece-me que menos de 500 pessoas no mundo tiveram tal diagnóstico. Porém, minha irmã não contou para ninguém. Disse que seria apenas uma cirurgia para retirar um pólipo. Após a cirurgia, Dr. Jamal foi dar a notícia para os meus pais. E ele mesmo afirmou que o diagnóstico estava certo e indicou quais seriam os próximos passos. A família ficou chocada com a notícia. E ali se revelou para nós um médico, um ser humano muito especial, que acabávamos de conhecer. Dr. Jamal confortou de maneira extraordinária a família, sem palavras. Ali começou uma jornada de tratamento de radioterapia, idas semanais ao consultório, mensagens e mensagens via WhatsApp, telefonemas, enfim, o Dr. Jamal acompanhou bem de perto um ano de tratamento da Raquel, sendo certo que graças a Deus e ao Dr. Jamal, ela está viva!

Já se passaram mais de três anos e até hoje faz acompanhamento com o Dr. Jamal. Além da Raquel, Dr. Jamal também operou meu filho, de amígdalas e adenoide e recentemente me operou o desvio de septo. Então posso dizer também como paciente: Dr. Jamal é sensacional! Ele toma muito cuidado em explicar exatamente o que você vai passar, pela cirurgia, no pós operatório. Ele explica tudo direitinho, fazendo com que o paciente se sinta confiante e calmo. O que é muito importante! A atenção permanece ainda na recuperação em casa, então o paciente está sendo sempre amparado por ele. Ele mesmo liga para o paciente.

Sou muito grata a Deus por ter colocado em nossas vidas um pessoa tão maravilhosa, especialmente humana, que realmente se preocupa com seus pacientes e ama a medicina! Exerce com excelência o ofício de cirurgião e possui um lado humano tão raro nos dias atuais. Graças a Deus posso me sentar hoje e prestar essa pequena homenagem ao grande médico que salvou a vida da minha irmã (só Deus sabe o que ela passou), cuidou com muito carinho do meu filho e agora de mim! Só tenho a agradecer! Muito obrigada Dr. Jamal por fazer parte das nossas vidas! Grande abraço!

Renata Utuni Facuri Birmoser


Meu filho se chama Rodrigo Telles, tem 20 anos, nasceu saudável porém muito alérgico e desde os quatro meses de idade frequentava berçário, pois eu trabalhava, e claro, acompanhado de um bebê alérgico vieram as laringites, sinusites, etc.

Desde aquela época o Dr. Jamal acompanhou seu crescimento, desenvolvimento, e como sempre esteve ao nosso lado, com toda paciência, carinho e grande competência. Quando falo que esteve ao nosso lado, era acompanhando noites e dias até o seu pronto restabelecimento.

Hoje, já um “homem barbado”, ainda tem algumas recaídas e recentemente teve uma pneumonia acompanhada de sinusite. Foi avaliado no Hospital São Luiz no Itaim por duas vezes, depois do diagnóstico fechado vieram muitos medicamentos, antibióticos, corticóides… mesmo assim o quadro foi só piorando, febre, mal estar, então mais uma vez entramos em contato com o Dr. Jamal e naquele momento nos deparamos com a medicação errada.

Como sempre, o Dr. Jamal literalmente fez a troca de medicações e em menos de 24 horas meu filho era outra pessoa. Conclusão: ter um médico que acompanha sempre, independentemente da idade, faz total diferença , pois como ele sempre nos diz: “eu conheço seu filho”. E não parou por aí, nos dias seguintes lá estava ele me telefonando: “e aí o Rodrigo melhorou?” Gente isso não tem preço!

Meu agradecimento eterno… que Deus continue ao seu lado e seja sempre um instrumento do bem. Muito obrigada por tanto carinho, atenção e completa dedicação à sua profissão! Abraços!
Renata, Rodrigo e Raphael Telles


Conheci o Dr. Jamal no Hospital São Luiz no Jabaquara onde eu trabalhava e sempre acompanhava as cirurgias dele porque reparava que ele era muito brigão (risos). Tudo para ele tinha que estar perfeito e impecável, sala, materiais, equipamentos, do contrário a cirurgia nem começava. Eu comecei a assistir as cirurgias e foi então que me apaixonei pelo trabalho dele, ele sempre correto, detalhista, atencioso, fazendo tudo perfeito, cirurgias sem sangramentos, pós-cirúrgicos sem dor, tranquilos, e comecei a sonhar com a hipótese dele operar minha filha. Minha amiga Daiane comentou com ele desse sonho e então tudo começou a caminhar, ele veio todo delicado falar comigo e nunca vou esquecer, ele disse: “você quer que eu opere sua filha, pois saiba que será uma honra pra mim”. Olha que lindo! Marcamos a primeira consulta em seu consultório, lá conheci a Suely, pessoa educadíssima, maravilhosa, atenciosa, sempre dando ouvidos à Beatriz, minha pequena, que fala mais que a mãe. Ela deu início ao processo com muita luta porque sabemos como são convênios, mas ela ali insistindo, lutando ao meu lado e então finalmente a cirurgia aconteceu. Tudo correu super bem, a Beatriz hoje, 31/05/2017, faz uma semana que operou e está maravilhosamente bem, a recuperação foi ótima, ele, Dr. Jamal, sempre ligando, mandando mensagem, perguntando dela, isso é encantador, saber que seu médico se preocupa com você. Bom, hoje estou aqui para agradecer mais uma vez ao senhor Dr. Jamal, dizer que passarei a vida toda fazendo isso! Muito obrigada por tudo! Que o nosso Deus nunca te deixe faltar nada, o senhor é um ser de muita luz, que ela sempre brilhe! Muito obrigada por tudo!

Dr. Jamal, super recomendo!
Lilian Monteiro


Sou paciente do Dr. Jamal há muito tempo e quero compartilhar com todos a minha história de início trágico e finalizado com sucesso, graças à experiência, competência, cuidados e firmeza sem igual e toda a dedicação aos seus pacientes, característica ímpar que Dr. Jamal possui. Voltei a ter 100% de audição totalmente recuperada. Em junho de 2015, uma médica inseriu óleo de Tea Tree em meu ouvido direito, afirmando ser excelente para zumbido. No momento que sinto o óleo escorrendo dentro do meu canal auditivo, sinto algo quente, queimação e o gosto saindo pela minha boca, acompanhado de muita dor. Como não sabia o que estava ocorrendo, liguei para a médica dizendo que estava com muita dor, ela mandou tomar analgésico. No 2º dia sinto meu ouvido molhado e perco audição, quando me dei conta era uma hemorragia. Liguei imediatamente para Dr. Jamal, deixando recado em seu consultório, pois já era tarde, aproximadamente 19 horas. Sueli, muito atenciosa, localiza-o e logo em seguida Dr. Jamal entra em contato, eu muito assustada, pronta para ir ao Pronto Socorro. Dr. Jamal com toda sua experiência e cuidados, diz para não fazer isso de forma alguma, pois poderiam piorar minha situação, já que o hospital não estaria preparado para atender na área “otorrino”, não tendo aparelhos específicos para me examinar. Segui sua orientação aguardando logo cedo ida a seu consultório. Dr. Jamal entra com antibióticos e também pede exames e constata perfuração timpânica. Entro em desespero, sigo corretamente o tratamento que o Dr. Jamal passou. Foram dias difíceis, idas e vindas ao consultório e estava lá, Dr. Jamal lutando comigo, dia a dia para uma melhora. Aos poucos minha audição foi voltando. Necessitei tirar os coágulos incrustados no canal auditivo, especificamente no “tímpano”. Seguindo toda a recomendação, após 1 ano e meio estava curada. Foi uma emoção muito grande quando o Dr. Jamal utilizou aparelhos ultramodernos para visualizar meu tímpano e ele estava lá, refeito, sem manchas de sangue, sem coágulos, felicidade de ambos, de mais uma vitória dessa pessoa muito especial, ser iluminado que é o Dr. Jamal. Eu não tenho palavras para agradecê-lo, pois salvou meu ouvido, senão fosse pela sua experiência e maestria na sua profissão. Parabéns Dr. Jamal! Que Deus continue o abrilhantando sempre!
Vanessa Portugal


Dr. Jamal não precisa mais de elogios, já superou essa fase, seu nome já diz tudo. Sou de Florianópolis e aqui fui em inúmeros médicos otorrinos e dentistas pra resolver um problema de tonturas, dores nas articulações da boca, zumbido e falta de audição. O zumbido era muito forte. Foi através de um programa de TV que fui à Curitiba atrás de uma médica otorrinolaringologista especializa em zumbido. Não resolveu nada e ainda falou que o problema não era o tímpano perfurado. Apenas deu um relaxante muscular para o zumbido. Como já estava em Curitiba, uma amiga conhecia o Dr. Jamal e eu fui nele. Incrível sua capacidade de diagnosticar o paciente, foi direto no ponto: tímpano perfurado era a causa de tudo. Como não poderia operar com ele, indicou um colega em Blumenau, que fica mais perto de Florianópolis. Operei, foi tudo maravilhoso. Sempre que falo que não tenho mais problemas de zumbido e tonturas, primeiro vem o Dr. Jamal. Graças a ele me curei. E até a audição melhorou.
Sanete Andrade


Meu nome é José Elias. Há 9 anos tive um problema sério no ouvido. Procurei um especialista que me disse que precisaria fazer uma cirurgia: colocou um aparelho no meu ouvido como se fosse um “filtro”. A situação se agravou ano após ano, além das dores que não passavam fui perdendo a audição e sofri muito. Foram oito anos nessa angústia (que pareceram 100). Minha prima Ivani que sempre admirou e respeita um profissional por nome de Dr. Jamal, vez por outra me dizia: procure o Dr. Jamal, se ele não resolver ninguém mais o fará!

Confesso que, por medo e por ter perdido a fé em médicos resisti até que, um dia, não suportei a dor e fui procurar esse doutor que minha prima dizia e diz ser um anjo em sua vida!

Pasmem, procurei o “anjo” Dr.Jamal (pois é assim que ele deve ser chamado). Realmente uma benção. Fui examinado, operado novamente e, em menos de 30 dias voltei a ouvir e estou em tratamento devido a infecção que tive por muito anos.

Dr. Jamal, só posso agradecer a Deus pela sua existência e pedir a Ele que abençoe sua vida e de seus familiares. O senhor realmente é um anjo!

Muito obrigado!
José Elias


Dr. Jamal, médico e ser humano especial. Antes da cirurgia de desvio de septo eu não respirava bem, dormia mal e usava muitos descongestionantes nasais. Após a cirurgia o resultado foi surpreendente. Hoje respiro e durmo bem, não uso mais remédios. Enfim, o resultado foi excelente.

É bem verdade que a cirurgia é chatinha, mas o Dr. Jamal tem o poder de minimizar seus efeitos, fornecendo um guia com todos os detalhes para o sucesso do pós operatório e dispensando atenção individualizada ao paciente. Isso fez toda a diferença.

Parabéns Dr. Jamal, pela sua competência, principalmente, por não dissociar seu lado humano. Para o Dr. Jamal o paciente não é mais um entre tantos, mas um ser humano único aos seus cuidados. Obrigada.
Luzia Crasto


Meu nome é Talita Georgetti, sou mãe da Laura, hoje com quase 4 meses. No começo do mês de março de 2017, a Laura ficou internada por 5 dias. Ao medir sua temperatura detectei que ela estava em estado febril e achei melhor levá-la ao pronto socorro. Chegando lá a pediatra a examinou e solicitou uma série de exames (sangue, urina, raio-x). Ao olhar seu ouvido notou que tinha algo incomum por isso fez um encaminhamento para a otorrino do próprio hospital. Laura fez todos os exames e enquanto aguardávamos os resultados passamos na consulta com a otorrino. Naquelas alturas, uma bebê de 3 meses, sendo submetida àquela bateria de exames, fica nervosa, estressada e chorando muito por isso a otorrino não estava conseguindo examinar profundamente seu ouvido direito, o ouvido que parecia ter algo anormal e para “facilitar” o exame, a profissional optou por fazer uma lavagem. Quem sou eu para questionar?! Segurei a Laura, o Leandro segurou o recipiente e o líquido foi injetado, assim que saiu do ouvido a médica olhou novamente e deu o diagnóstico: ela está com otite. Vai tomar antibiótico.

Na hora fiquei até aliviada, que bom, esse era o motivo da febre! Como ainda aguardávamos os resultados dos exames fomos reencaminhados à pediatra e ao entrar no consultório, já com os exames prontos, recebemos a notícia: vamos ter que interná-la, ela está com infecção urinária e nessa idade tem que tomar antibiótico na veia por isso precisará ficar.

Naquele momento lembrei que ouvi algumas pessoas dizendo que há hospitais que internam as crianças sem necessidade, só para receber do convênio. Entrei em contato com dois pediatras que não têm vínculo com aquele hospital e os dois disseram a mesma coisa que para aquela situação o protocolo médico era aquele, internação. Bom, como a preocupação maior era a infecção urinária a otite ficou de lado já que o mesmo antibiótico utilizado para uma trataria a outra automaticamente. O período de internação foi tranquilo, a febre desapareceu e recebemos alta para continuarmos o tratamento em casa por mais 6 dias.

Nos dias seguintes da alta, Laura não teve mais febre mas estava estranha, parecia assustada, de vez em quando se contorcia, resmungava, ameaçava chorar. Quem convive com a princesa sabe que ela não é de chorar, de fazer manha e só reclama por causa das cólicas (ela tem muita cólica, agora que está melhorando), por isso sabia que tinha algo de errado mas como ela não tinha febre e não chorava de dor não conseguíamos saber o que era. Chegamos a pensar que ela estava “traumatizada” por causa da internação ou que estava com medo de novas picadas.

Na sexta-feira a noite, 5 dias após a alta, dei banho nela, troquei, passei perfume e como de costume a peguei no colo e fiquei beijando, naquele momento senti um cheiro ruim vindo da região do rosto. Cheirei o pescoço, nuca, cabeça e nada e por intuição materna resolvi cheirar dentro do seu ouvido direito, o mesmo que tinha sido detectada a otite, e sim, o cheiro vinha de lá, um cheiro muito ruim, como se tivesse algo estragado. Passei o cotonete e o cheirei, o cheiro era ainda pior, ou seja, o problema vinha de dentro do canal do ouvido. Na hora pensei em várias coisas. Achei que tivesse um bicho morto lá dentro mas como naqueles dias a Laura não tinha saindo de casa e dentro do nosso apartamento o bicho mais nojento e perigoso que entra são aquelas mini formigas, que parecem que brotam dos azulejos, descartei essa possibilidade. Pensei em comida mas Laura não tem contato com comida e a única coisa que ela sabe segurar com aquelas mãozinhas gostosas é meu cabelo então também descartei esta hipótese. Fiquei alguns minutos pensando o que fazer, levar ao pronto-socorro, ao CEMA, mandar mensagem para o pediatra dela, pesquisar na Internet. Até que pensei nele, na minha fonte amiga. Vamos lá!

Nos meus 14 anos de profissão, graças a Deus fiz bons contatos, o que no jornalismo chamamos de fontes e destes alguns vão além do profissional e se tornaram amigos pessoal. Um destes amigos é o Dr. Jamal, um dos melhores (se não o melhor) otorrinolaringologista do Brasil e que sempre me deu liberdade para contactá-lo quando fosse preciso e dessa vez era muito preciso, não era para gravar matéria, dar entrevista ou participar do programa, era para me ajudar com o que eu tenho de mais valioso, minha filha. E lá fui eu, às 21h, de uma sexta-feira, mandar mensagem para ele explicando o ocorrido. Imediatamente ele me ligou e me relatou o que estava acontecendo, isso sem examinar, sem ver fotos. Quando o profissional é bom é outra coisa.

Ele se propôs a abrir seu consultório no domingo, só para ver a Laura (sim, ainda existem médicos que tratam as pessoas como seres humanos e não apenas como pacientes, como números). Deixamos combinado para que o atendimento fosse na segunda-feira mas se algo acontecesse no fim de semana ele iria até a Laura em qualquer horário e local. Na segunda-feira fomos ao consultório e assim que ele tentou examinar o ouvido da Laura já viu que algo muito grave estava ocorrendo. Mudou de equipamento e fez uma espécie de endoscopia, pudemos acompanhar as imagens pelo computador e era nítida a diferença entre um ouvido e o outro. O ouvido direito, aquele que estava com o mau cheiro estava completamente obstruído, no fundo, já na membrana havia uma gosma verde, nojenta e era essa a causa do odor. Laura estava com uma otite externa, ou seja, a otite interna, detectada no hospital, estava curada mas ela desenvolveu uma otite externa. E por que isso aconteceu? Porque não se faz uma lavagem num bebê tão pequeno sem que realmente haja necessidade e quando uma lavagem é feita ela deve ser seca, não pode, em hipótese nenhuma, deixar o local úmido. Foi essa lavagem e a umidade que ficou no seu ouvido que fez com que ela desenvolvesse essa otite externa. Uma bactéria nojenta que coça, incomoda e irrita o ouvido. Por isso a Laura estava estranha, se contorcendo, resmungando.

Aí sim, foi preciso fazer duas lavagens, tirar totalmente aquela gosma de dentro da orelha da minha filha. Depois ele secou, pingou remédio e repetiu o exame, já era notável a diferença. Assim como já era notável o alívio da minha pequena. Imediatamente após o Dr. Jamal terminar de secar a orelha dela, com um aparelhinho específico, ela encostou a cabeça no meu peito e dormiu, foram 4 horas de sono profundo, sem dor, sem interrupções. Passamos remédio por uma semana e hoje retornamos ao consultório. As imagens já dizem tudo, o antes (do lado esquerdo) e o depois (do lado direito) do ouvido da Laura. Até a cor da imagem é diferente.

Dr. Jamal não só descobriu o problema da minha filha e o tratou como devolveu a alegria, a serenidade e a paz da minha princesa. Por isso deixo aqui o alerta, pois infelizmente nem sempre temos a “sorte” de nos depararmos com profissionais como o Dr. Jamal, por quem tenho uma gratidão e admiração gigante e eternas. Se já era fã virei ainda mais.

Lavagem em ouvido é coisa séria, não deve ser feito como método de exame ou tratamento e sempre que houver necessidade de fazer esta lavagem deve ser finalizada com o secamento. Nem sempre febre e choro de dor são os sinais de que algo de errado está acontecendo com seu bebê por isso toda atenção e intuição é pouca!

Fica aqui o meu depoimento e meu reconhecimento para este amigo, profissional, médico mas acima de tudo ser humano!
Talita Georgetti


Dr. Jamal é um médico especial e diferente: atencioso, engraçado, explica tudo com detalhes, ilustrações, e principalmente, com amor pelo que faz.

Ele foi médico do meu pai e quando fui levá-lo a uma consulta, me encantei com seu jeito de tratar os pacientes. Na semana seguinte, liguei para agendar uma consulta. Eu já havia sido operada, cerca de 10 anos antes, por conta de uma sinusite bastante forte e não tinha sido uma boa experiência: fiquei muito roxa, com tampões nas narinas e o resultado, foi praticamente nulo! Ainda sentia muitos efeitos da sinusite, dores de cabeça intensas, dificuldade para respirar, alergias e havia descoberto há pouco tempo uma apneia.

Dr. Jamal, carinhoso e bem humorado, me atendeu com muita paciência. Marcamos a cirurgia para setembro de 2016. A cirurgia foi um sucesso, eu estava com as “conchas” nasais muito aumentadas por conta da sinusite e rinite agudas. Não fiquei com nenhum hematoma, inchei muito pouco e a recuperação foi ótima. Eu havia tirado uma semana de licença e me recuperei muito bem nesse período. Ele acompanhou de perto minha recuperação, ligando e mandando mensagens diárias, de incentivo e carinho. Depois disso, já fui em outras diversas consultas com ele e tudo está muito bem.

Apelidei-o de Dr. Nasal, por que ele é o rei da otorrinolaringologia, na minha opinião. Além disso, está sempre estudando e estudando! Quando fala da sua área de atuação, seus olhos brilham, mostrando amor pelo que faz e pela sua experiência nesse 30 anos de profissão. Recomendo muito!
Ana Luisa de Oliveira Ribeiro


Um grande médico? Um grande amigo? Um grande apresentador de televisão? Sim, Dr. Jamal Azzam é grandioso em absolutamente tudo que faz!

Ele apresenta o quadro “Explica Doutor” no programa Melhor Pra Você ao meu lado. Dr. Jamal é o médico que a família brasileira abraçou. Carismático, competente, apaixonado pelo que faz, ele conquistou milhares de telespectadores da Rede TV! O público participa em peso mandando perguntas e ele responde ao vivo, de uma forma muito clara, precisa e fundamentada.

Bem, nossa parceria no ar é visível, mas minha admiração por este amigo querido vai além. Dr. Jamal passou a cuidar das minhas duas filhas: Laura, que sofria diariamente de alergia respiratória e Luisa, que estava prestes a se submeter a uma cirurgia, mas graças ao tratamento, não foi preciso. Devo a saúde delas a ele! Isso é gratidão pra vida toda!

Tem algo curioso que preciso contar aqui. Dr. Jamal tem uma forma especial de consultar as crianças. Ele é o melhor amigo da minha filha de quatro anos. É sério! A Luisa tem adoração por ele! Diz que, quando crescer, vai ser uma doutora muito importante. Esse é o Doutor Jamal, um profissional movido à paixão por cuidar das pessoas!

Deixo aqui um pequeno registro da importância do Doutor Jamal Azzam na minha vida. Com eterna gratidão,
Mariana Leão


O Dr. Jamal é um médico especial: competente, atualizado, simpático e amigo! Além de cuidar dos aspectos próprios da especialidade, ele sabe ver o paciente como um todo e dá orientações valiosas sobre estilo de vida e saúde em geral. É um privilégio ser paciente do Dr. Jamal! Esse médico é espetacular!
Silvana Chedid


Há 24 anos meu filho Richard de Araújo Assunção estava com seis anos. Eu sofria muito, pois ele tinha dores de cabeça fortes que chegavam a lhe inchar os olhos. Uma alergia; tinha os famosos “ites” (rinite, sinusite etc.) Sempre, nas madrugadas, tínhamos que sair correndo para procurar socorro, pois ele sofria muito. Um dia Deus colocou no meu caminho um anjo vestido com um jaleco branco por nome de Dr. Jamal. Após esse dia nunca mais precisei procurar por um pediatra. Meu filho passou a ser assistido apenas por esse “anjo”. A capacidade do Dr. Jamal é tão grande que, em uma das consultas não pude levar meu filho. Pedi a uma amiga que o fizesse por mim. Ela o levou e a filha da mesma foi junto. Para minha surpresa e da minha amiga também, Dr. Jamal olhou para a amiguinha de meu filho, Patrícia Caione, com apenas um ano de idade a mais que ele, e percebeu que pelo formato do rosto dela a mesma tinha adenoide e, certamente, muito avançada por estar modificando seu rosto. Acreditem realmente a criança a noite roncava muito e ficava muito com a boca aberta, o que nos fazia acreditar que seu nariz estaria entupido, motivo dela respirar pela boca. Com menos de um mês ela foi operada e voltou a respirar de boca fechada (não roncava mais). Hoje está com 31 anos. Nem parece que teve qualquer problema um dia! Sou muito agradecida a Deus por permitir que uma pessoa tão capacitada, iluminada e com coração enorme possa existir. Dr.Jamal, que Deus o abençoe muito, e que todos os seus sonhos se concretizem.

Uma mãe que o admira muito!
Ivani Gomes de Araújo


Dr. Jamal é um médico formado com o Espiríto Santo de Deus, um anjo que veio nos ajudar. Levei meu filho na época com 11 anos para uma consulta. Outros médicos, por falta de amor ao próximo, falavam que meu filho já tinha perdido a audição dos ouvidos. Com um atendimento com muito carinho ao meu filho, Deus mostrou que era a adenoide que estava fazendo meu menino perder a audição, quase fechando sua garganta. Com as mãos abençoadas desse anjo da guarda que é o Dr. Jamal, foi operado no dia 04/05/2015. Louvado seja Deus, hoje está totalmente curado.

Além do meu filho, eu também passei por consulta com o Dr. Jamal. Pagava convênio há 10 anos e os médicos não conseguiam descobrir o que eu tinha. Tomei remédios errados por uns bons anos e tive uma parada cardiorespiratória por conta de um efisema pulmonar. Assim que meu filho se recuperou da cirurgia passei por consulta e entrei em cirurgia de desvio de septo e turbinectomia, pois meu estado era grave. Fui totalmente curada pelas mãos abençoadas desse médico.

Recentemente, após sentir falta de ar novamente, fui aos pronto-socorros do SUS onde me deram corticóides e tiraram chapas dos pulmão e os médicos não conseguiram ver que eu estava com pneumonia. Voltei ao consultório do Dr. Jamal e esse anjo da guarda enviado por Deus me curou de novo. Às vezes as pessoas acham que o preço de uma consulta particular não vale a pena, porém muitas pessoas morrem esperando em hospitais públicos.

Que Jesus derrame cada vez mais as bençãos do poder dele nesse excelente profissional, que faz seu trabalho por amor ao próximo.

Por isso eu digo que palavras não são suficientes para descrever tamanha gratidão que tenho pelo Dr. Jamal, que além de ser um excelente profissional, ama sua profissão e seus pacientes. Mais uma vez, e por mais um milhão de vezes irei repetir: obrigada Dr. Jamal por ter salvo a minha vida!
Vania Favaro


Me faltam palavras para descrever a importância que o Doutor Jamal tem em minha vida, e certamente eu nunca terei as palavras certas para agradecer ao Doutor por ter salvo minha vida e me devolvido o dom da audição, mas tentarei relatar aqui esses momentos da minha vida.

O Doutor Jamal é meu médico desde quando eu tinha aproximadamente cinco ou seis anos de idade, hoje tenho 27 anos, e ainda lembro claramente das brincadeiras, piadas e dos brinquedos do consultório do Doutor. Ao longo dos anos o Doutor além de acompanhar meus problemas respiratórios, operou-me do desvio de septo, em maio de 2016 operou-me de otosclerose e salvou a minha vida.

Tudo começou cerca de cinco meses após a cirurgia de correção do desvio de septo nasal quando notei a dificuldade auditiva, era perceptível principalmente ao assistir televisão, foi quando procurei especialistas e descobri que tenho otosclerose, a partir daí ao longo de alguns anos foram muitos exames, muitas consultas com diferentes médicos, muitas pesquisas na Internet sobre a doença e algumas alternativas diferentes de tratamento: colocar aparelho auditivo; tomar medicamentos; fazer cirurgia (estapedectomia). Seja qual fosse a minha escolha, cada uma das alternativas tinha suas consequências, vantagens e desvantagens, mas de uma coisa eu tinha absoluta certeza: o Doutor Jamal seria o médico responsável por meu tratamento e que ele estaria ao meu lado nesse momento!

Em maio de 2016, fui submetida ao procedimento de estapedectomia (tratamento que eu escolhi para reverter a otosclerose), a cirurgia foi complicada, qualquer outro otorrinolaringologista não teria feito a cirurgia, desistiria de dar continuidade ao procedimento no centro cirúrgico mesmo após ver a localização do meu nervo facial, que estava exatamente no minúsculo espaço que o Doutor tinha para fazer o procedimento. Mas o Doutor Jamal com sua vasta experiência, profissionalismo e competência, realizou o procedimento, com perfeição, e foi um sucesso. Após o procedimento ainda na sala do pós-operatório, o Doutor Jamal me chamou e eu ouvi sua voz do ouvido recém-operado (o direito) com muita nitidez, confesso que o som era alto demais para mim, eu não estava acostumada a ouvir com tanta perfeição. Alguns dias após o procedimento fui ao consultório do Doutor Jamal retirar o curativo externo e após retirá-lo o Doutor me perguntou: – Tudo bem? Está sentindo alguma dor? Está me ouvindo? E eu respondi: – Abaixa o volume Doutor, está tudo muito alto! Foi mágico, eu voltei a ouvir, o Doutor Jamal devolveu-me o dom da audição, e olha que eu só operei por enquanto o ouvido direito.

Mas minha história não terminou aí, quando digo que o Doutor Jamal salvou a minha vida, não foi só por me dar o dom de ouvir novamente… ele realmente salvou a minha vida. Dois meses após a cirurgia, eu tive febre, e muito alta, chegava a 39 graus todos os dias, o hospital me disse que tratava-se de uma virose, tomei muitos remédios e a febre não abaixava. Após sete dias com muita febre, procurei o Doutor Jamal para ter certeza de que a febre não estava associada ao ouvido recém-operado e confirmamos que não tinha problema algum no ouvido. Mesmo assim o Doutor Jamal ficou muito assustado, minha aparência era péssima e ele sabia que eu não estava bem, eu tinha algum problema grave de saúde, e o Doutor Jamal como sempre ao meu lado, orientou-me a ir ao hospital, ele fez contato com a direção desse hospital e pediu para que a equipe só me libera-se após descobrir o motivo dessa febre, que certamente não era apenas uma virose. Do pronto-socorro do hospital onde dei entrada naquele mesmo dia, eu fui encaminhada imediatamente para a UTI, e lá fiquei por oito dias, meu quadro precisava de monitoramento constante, pois eu corria o risco de ter uma parada respiratória a qualquer momento, devido ao acumulo de liquido no pulmão esquerdo, foram dois procedimentos cirúrgicos e doze dias internada. O Doutor Jamal além do olhar clínico que salvou a minha vida encaminhando-me ao hospital e acionando a direção do mesmo, esteve ao meu lado no centro cirúrgico, esteve ao meu lado diversas vezes na UTI, ligou inúmeras vezes no hospital para saber se eu estava reagindo aos tratamentos, amparou minha família, ou seja, fez tudo e mais um pouco do que estava ao seu alcance, para salvar a minha vida.

Por isso, eu digo que palavras não são suficientes para descrever tamanha gratidão que tenho pelo Doutor Jamal, que além de ser um excelente profissional, ama sua profissão e seus pacientes. Mais uma vez, e por mais um milhão de vezes irei repetir: obrigada Doutor Jamal por ter salvo a minha vida!
Laís Pesso Silva


Meu filho Guilherme iniciou a escolinha com 1 ano e 9 meses e após um mês recomendaram que levássemos ele no otorrino, pois aparentemente não ouvia bem. Fiquei surpresa, pois sempre o levava na pediatra, quase que mensalmente, em pronto-socorro quando tinha febre e ficava irritadiço, e sempre olhavam o ouvido dele sem reportar nenhum problema. Ele ouvia barulhos altos como de motor de avião, ônibus, toque de telefones, então achávamos que ele também nos escutava, apesar de ele não ter adquirido a fala até então e ter um comportamento muito agitado. Então o levamos no Dr. Jamal que nos atendeu de forma muito atenciosa e ele foi diagnosticado com otite média serosa/silenciosa. Imediatamente um tratamento foi iniciado, testes auditivos realizados e tivemos que realizar a cirurgia para que a secreção fosse retirada. Ele operou em janeiro de 2015, se recuperou muito rapidamente e dentro de 6 meses começou a falar suas primeiras palavras e ficar mais comportado e atencioso. Hoje, em junho de 2016, está praticamente fluente e os novos testes auditivos estão normais. Fiquei muito feliz que meu filho esteja evoluindo e em perfeita saúde, agradeço a Deus e ao Dr. Jamal por todo o profissionalismo e atenção que nos dedicou.
Cristiane


Cheguei ao consultório do Dr. Jamal muito preocupada, meu filho estava com uma infecção no ouvido, o local já estava com muita secreção. O doutor nos atendeu com muito amor, me falou que era um quadro gravíssimo. Nesta primeira consulta ele já nos deixou consciente da situação, nesse intervalo meu filho teve uma paralisia facial, mais uma vez o anjo Jamal atuou e conseguiu reverter a situação. Deus capacitou mais uma vez este anjo, ele pediu uma tomografia onde meu filho foi diagnosticado de que estava com uma doença chamada colesteatoma. Essa doença foi tratada, mas para nossa surpresa ela voltou alguns meses depois com mais intensidade, e foi o suficiente para ter corroído ossículos do ouvido. A experiência do doutor já foi o suficiente para falar que não tinha boas notícias, para confirmar, ele pediu novamente uma tomografia que mostrou tudo o que o doutor já tinha previsto, meu filho precisava urgentemente de uma cirurgia, o pior é que eu não tinha condições de pagar o trabalho do doutor. Deus tocou no anjo Jamal e ele falou que não iria cobrar nada, sem contar que o doutor cuidava do meu filho com muito amor e carinho, muitas das vezes o doutor levava duas horas no consultório para fazer todo o processo de limpeza no ouvido, sempre com muita paciência, dedicação e amor ao seu trabalho. Era um processo muito difícil, mas o doutor sempre fez questão de acompanhar meu filho nesta trajetória, sendo particular ou não, mas ele sempre estava ali para ajudar de alguma forma, sempre com os mesmos méritos. Creio que o Dr. Jamal é um homem de Deus, é um grande profissional que merece todo meu respeito e reconhecimento, meu filho foi operado e está muito bem. Foi uma cirurgia complicada, mas graças a Deus ocorreu tudo certo. Se meu filho não tivesse sido operado rapidamente teria novamente uma paralisia facial e outras complicações. Em primeiro lugar eu agradeço a Deus e em segundo ao Dr. Jamal que com seu profissionalismo salvou o meu filho. Que Deus abençoe você e sua família sempre. Só tenho a agradecer, além de doutor é um anjo, uma pessoa excelente!
Edilene


Há pouco mais de dois anos, véspera de Natal praticamente, fomos surpreendidos com a notícia que a Lavínia, por uma otite silenciosa teve seu tímpano perfurado. Desde então, vivemos uma luta de cuidados e preocupação… Hoje podemos ver esta imagem que significa vitória para nós: a cirurgia de reconstrução foi um sucesso e este final de semana a Lala teve alta, podendo voltar a fazer normalmente o que criança gosta e tem mesmo que fazer… correr, pular, se divertir! Gratidão a este profissional fantástico – Dr. Jamal Azzam -, por todo carinho, cuidado, atenção e dedicação à nossa pequena, e paciência conosco, os pais. O preparo até este momento cirúrgico realizado com tamanha maestria, não foi fácil. A este grande profissional, abençoado por Deus, que devolveu à nossa pequena qualidade de vida e independência, com tanto carinho, sempre! Gratidão, gratidão…
Helenisa Stela Prospero


Dr. Jamal, é um anjo da guarda dos meus filhos. Médico dedicado, humano, talentoso! Já tinha passado por muitos médicos ninguém descobria o que meu filho tinha. Dr. Jamal na primeira consulta já descobriu e começamos com a medicação. O primeiro sorvete que ele tomou já curado, mandei uma foto para ele como forma de agradecimento. Se tem um médico que respeito e admiro é o Dr. Jamal! Que Deus abençoe sempre seu caminho e continue com esse dom maravilhoso de ajudar as pessoas!
Luciana Fink Beck
Conheço o Dr. Jamal há anos. Sempre o mesmo profissional alegre, educado, paciente e super profissional. Cuida de toda minha família. A cirurgia da minha filha foi perfeita. Não teve um hematoma sequer, coisa normal em qualquer cirurgia. Vinte e quatro horas atento às nossas dúvidas e medos. Além do profissional de primeira, também é um ser humano maravilhoso!
Joelma do Couto

Profissional que atual com excelência e muito amor ao trabalho que desenvolve! Um excelente cirurgião.
Fabiana Teixeira
Excelente profissional! Parabéns por seu trabalho!
Eliane Menezes
Excelente em seu atendimento, explica super bem tudo que precisamos saber e conseguiu deixar meu filho de 4 anos super animado pra fazer a cirurgia! Incrível!
Thaís Ostasevic
Achei o Dr. Jamal muito competente, parabéns! Estamos precisando de profissionais como ele, dedicado e estudioso.
Andrea Souza

Dr. Jamal é um profissional excepcional, altamente qualificado e atencioso. Meus problemas de pressurização auditiva e respiração pela boca, com os quais convivia há anos, foram corrigidos através da cirurgia realizada. Os atendimentos pré e pós operatórios demonstram a preocupação com o paciente e sua paixão pela profissão. Destaque para as consultas presenciais, que são uma aula, e os atendimentos de suporte realizados através do WhatsApp. Recomendo a todos!
Erik


Excelente profissional, ético e “mão de ouro” enquanto cirurgião. Além disso é uma pessoa agradável e divertida.
Ivan Mario Braun
Dr. Jamal é um médico especial, com uma alma bondosa, um sorriso cativante e mãos abençoadas por Deus. Tenho muito carinho e gratidão pelo senhor. Obrigada por cuidar das minhas filhas com tanto amor!
Diana Ribeiro Britto Lima
Conheço o Dr. Jamal, acompanhei ele em várias cirurgias e sempre presenciei o cuidado e o carinho que ele tem com seus pacientes! Um excelente médico, cirurgião e ser humano!
Monica Alfini

Hoje tenho 46 anos de idade e sempre tive fortes dores de ouvido, um problema congênito. Incrivelmente toda vez que eu sentia dor de ouvido, na mesma semana minha mãe também sentia as mesmas dores que eu, não sei explicar o caso, passei por diversos otorrinos durante mais de 40 anos e nunca diagnosticaram o meu problema e nem o da minha mãe, muito menos indicaram o tratamento adequado. Infelizmente em julho do ano passado (07/2014) eu tive uma dor muito forte de ouvido e veio a vazar pus e incrivelmente três dias depois minha mãe teve as mesmas dores e o mesmo vazamento. Ela veio a falecer muito provavelmente pela infecção do ouvido (soube pelo Dr. Jamal posteriormente que se a infecção atingisse a meninge, ocorreria uma meningite). Com o fato, eu procurei uma otorrinolaringologista que diagnosticou uma perfuração no meu tímpano e insistiu para que eu procurasse o Dr. Jamal que teria a solução para o meu caso.

Fato é que na primeira consulta realizei alguns exames e tive o esclarecimento do meu problema, incrível como nunca me explicaram o que o Dr. Jamal sabiamente me explicou e com muita clareza. Enfim, realizei a cirurgia que foi um sucesso, meu tímpano era castigado e perfurado. Sei hoje que poderia não estar aqui para contar esse caso, mas graças a Deus encontrei o Dr. Jamal que é um excelente profissional e em menos de 30 dias do diagnóstico eu já estava curado e em recuperação da cirurgia. Hoje estou muito bem e não senti absolutamente nada de dores nem no pré e nem no pós-operatório. Recomendo a todos que tiverem necessidade de se consultar com um otorrino. O Dr. Jamal é o melhor otorrino que já tive a oportunidade de conhecer, comprometido, paciente, objetivo e claro. Podem confiar, com ele estará em boas mãos, pois ele é perfeccionista e muito bom no que faz.
Waldiney


Doutor, suas mãos são milagrosas, há 24 anos atrás devolveu ao meu filho um dos mais maravilhosos sentidos: a audição. Diagnosticado aos dois anos de idade com apenas 15% de audição, você Doutor, em seu início de carreira, no aconchegante consultório em Santo Amaro, São Paulo, foi preciso no diagnóstico e obteve êxito no prognóstico. Hoje, meu filho, com 26 anos, tem uma perfeita audição. Graças à sua intervenção diagnóstica e cirúrgica. Estou feliz em tê-lo encontrado antes e agora, afinal, nada é por acaso nas nossas vidas. Hoje atuo na área da saúde com crianças, jovens e adultos que necessitam de intervenções rápidas e eficientes. Me sinto segura, pois tenho para quem encaminhá-las. O diagnóstico precoce, realizado por um especialista de ponta como o senhor faz toda a diferença no contexto de uma vida, na dinâmica familiar. Que Oxalá abençoe sua alma por todo o sempre.
Maria Geovane de Freitas
Há 12 anos atrás, meu filho precisava urgente de um otorrino, segundo o pediatra do pronto socorro, porém, no hospital não tinha. Liguei desesperada para o convênio e fui informada que não tinha otorrino de emergência. Uma amiga era funcionária do Doutor Jamal, liguei para ela, que conversou com o Doutor e prontamente atendeu meu filho, sem me cobrar consulta, pois não podia pagar. Fomos muito bem atendidos, e o diagnóstico foi cirúrgico. Meu filho realizou a cirurgia com um colega do Doutor Jamal (que atendia o plano de saúde) e o Doutor Jamal acompanhou todo o pós-operatório. Não tem como pagar tamanha solidariedade, só peço a Deus todos os dias para abençoar a vida dele. Doutor Jamal, meu muito obrigado por tudo! Que Deus, em sua infinita misericórdia, lhe abençoe e muito, mas muito sucesso em sua vida!
Sueli e Matheus

É um médico muito bom. Graças a meu bom Deus em primeiro lugar, e depois ao Dr. Jamal que foi um grande amigo para o meu filho Luan. Tenho muito a agradecer a ele. Muito obrigada, Dr. Jamal.
Laudicena S.
Ele é um médico muito bom! Corrigiu um defeito muito grave que eu tinha e agora posso respirar melhor (antes eu respirava só pela boca). Nem sei como agradecer. Excelente! Que Deus continue lhe dando saúde para atender as pessoas. Sou eternamente grato.
Raphael M.
O Dr. Jamal operou meu filho de 3 anos e mudou a vida dele. Muito atencioso e ótimo médico. Tirou as amígdalas e a adenóide do meu filho, que teve uma ótima recuperação. Indico com segurança.
Flávio Ciccarelli

Ele é um profissional de ótima qualidade, recomendo sem sombra de dúvida, pois além de um ótimo médico, é muito atencioso com seus pacientes.
Hilda Maria Moura Araújo
Sou muito grato ao Dr. Jamal. Ele operou meus dois filhos que sofriam com adenóide e hoje eles vivem muito melhor. Excelente profissional, muito atencioso e competente. Recomendo o seu trabalho com certeza. Pontual, esclarecido, atendimento nota 1000!
Cláudio
O que falar deste médico? Perfeito, pontual, atencioso, detalhista, paciente, que te ouve, esclarece suas dúvidas, simplesmente “o médico”. Só tenho a agradecer tudo o que fez por minha família. Todos passamos com ele, minhas três filhas e uma afilhada já operaram com ele, super recomendo. Serei grata sempre.
Paciente atendida pelo Dr. Jamal

Meu filho é paciente do Dr. Jamal há quase 4 anos. Fez cirurgia de desvio de septo e ficou perfeito. Um médico muito competente. Muito obrigado, Dr. Jamal! Felippe G. Fogaça
Sou paciente do Dr. Jamal há quase 20 anos, sem palavras para descrever um profissional tão competente e que ama o que faz.
Angélica Macedo
Desde 2008 faço consultas e exames com o Dr. Jamal e sempre fui muito bem atendido, por isso recomendo a todos.
Josemar Vieira