Gripe, resfriado e alergia Rinite e sinusite

Cuidados respiratórios

Cuidados respiratórios

No final do ano passado, recebemos um convite para conhecer o livro do Dr. Jamal Azzam, médico especialista em Otorrinolaringologia – atuante há mais de 30 anos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo – “Ouvidos, Nariz e Garganta – Cuidados e Curiosidades” e como uma mãe de filhos pequenos e em idade escolar, aceitei no mesmo momento. Apesar dos pequenos terem episódios de problemas respiratórios tanto no inverno quanto em outras estações, achei um conteúdo muito bacana para trazer os leitores do Blog. A seguir, comento um pouco sobre a experiência enriquecedora e muito importante.

A linguagem do livro é bastante didática, a abordagem é dinâmica e muito esclarecedora, há vários trechos que orientam no caso de dúvidas, desde a mais simples até a mais grave – lembre-se que é indispensável a consulta médica. O livro traz também assuntos polêmicos quanto a auto-consulta pela ferramenta Google (quem nunca?) ou grupos de WhatsApp e até mesmo erros médicos.

Abaixo, listei alguns pontos importantes desse encontro que o Dr. Jamal, no seu profissionalismo e simpatia, nos divulgou:

Você sabia que:

Resfriados, gripes, dor de garganta, pneumonia, tosses, sinusite, rinite alérgica, crises de asma, laringite e rinite do lactente são os principais casos de problemas respiratórios?

E o primeiro dessa turma toda estão as rinites alérgicas, depois vêm as gripes e resfriados, em segundo lugar!

Vale ressaltar: A rinite dos lactentes ocupa o terceiro lugar, de se preocupar, não?

Seguem alguns sintomas da rinite alérgica, para referência, mas a consulta a um profissional da saúde é fundamental:

• Nariz entupido,
• Coceira no nariz;
• Coriza constante;
• Espirros em salvas,
• Olhos vermelhos;

Estes sintomas sendo:

• Perene ou intermitente;
• Forte componente hereditário;
• Participação decisiva do ambiente respiratório e
• Piora no inverno ou em épocas de clima seco.

Uma ação bastante simples (e acessível) que realizamos por aqui é a lavagem das narinas com soro fisiológico, não só os bebês/crianças, mas de todos, o Dr. Jamal ressaltou isso no encontro e ainda passou a receitinha de soro caseiro, se não for comprar nas Drogarias:

• 1 litro de água fervida para 1 colher de sopa de sal;
E depois é só injetar com uma seringa sem bico – para não lesionar a mucosa nasal – ou usar um conta-gotas.

Aos alérgicos de plantão, é muito importante que o ambiente seja livre de focos de pó, mofo, pêlos de animais e de tapetes, quanto mais acessórios que acumulem ‘sujeira’ como: bichos de pelúcia, cortinas, tapetes e afins, maior pode ser a piora do quadro alérgico dela. E sem dúvidas, manter o ambiente sempre arejado, por aqui eu brinco que tenho ‘a mania’ da janela aberta (risos).

Os hábitos saudáveis devem ser estimulados e são básicos: a lavagem das mãos e a rotina alimentar adequada para a família toda. E ainda perguntei ao Dr. Jamal sobre a ligação de alimentos a crises alérgicas respiratórias, como o leite, e ele comentou que há 2 vertentes que estudam isso, quanto a se relacionar e não se relacionar. Vou estudar mais sobre isso!

Outras informações que ele nos passou foi sobre não orientar a criança colocar as mãos em frente a boca para tossir ou espirrar, pois acaba-se por contaminar e isso faz com que se espalhe onde for tocado. Faz sentido, não, mas onde fica a etiqueta né? (risos) O jeito é virar a cabeça de lado e pronto. Assim, como uma outra dúvida que fica no ar é que se o filho está com quadro comprometido, se há problemas em ir na piscina, tomar sorvete ou algo gelado e etc, há sim! O Dr. Jamal ainda ressaltou que isso pode ter uma piora na crise, pois devido a movimentação mais lenta dos ‘cílios nasais’ – nossos filtros!, pode acarretar em mais ‘invasores’ para o corpo e ele não conseguir expelir ou combater de maneira normal.

Espero que tenham gostado e que as informações possam ajudar a entender um pouco sobre as ‘alergias, gripes e resfriados’ que nos acompanham no ano!

Vida de Mamãe Arquiteta

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Oi Dr. Jamal!

    Que honra poder estar presente por aqui, realizei o post com muito carinho.
    Com certeza, aquele encontro que tivemos foi ótimo para esclarecer as dúvidas, compartilhar experiências e ainda conseguir alcançar várias mamães pelas redes sociais.

    Obrigada pela confiança e espero poder encontrá-lo em breve para novos temas.
    Fico a disposição.

    Grande abraço,
    Nathália Pironato