Ouvidos

Cuidado com a sensação de ouvido entupido

Cuidado com a sensação de ouvido entupido

Você tem a sensação frequente de estar com um ouvido entupido? É bom ter cuidado. De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, autor do livro “Ouvidos, nariz e garganta – cuidados e curiosidades”, a sensação de ouvido entupido pode ser um sintoma da Síndrome de Menière, uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão da endolinfa, que é o líquido existente no labirinto.

“Esta sensação pode evoluir para surdez devido a uma degeneração das células auditivas e é, na maioria das vezes, irreversível”, explica o especialista.

Há outros motivos para a sensação de ouvido entupido:

• no ouvido externo: a principal causa é a cera em excesso, mas também pode ocorrer devido a uma otite externa.
• no ouvido médio: a sensação pode ser causada por problemas na comunicação entre o ouvido e o nariz (tuba auditiva), levando à pressão negativa no ouvido. As otites secretoras e otites médias também levam à diminuição da audição, com a sensação de ouvidos tampados.
• no ouvido interno: pode ser por uma pressão aumentada nos líquidos do ouvido interno (síndrome de Ménière).

Além disso, de acordo com Jamal, uma situação muito comum que também leva à sensação de ouvido entupido e não está diretamente relacionada com os ouvidos é a disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM).

Ao menor sinal de desconforto em sua audição, procure por um especialista. Sua saúde auditiva agradece!

Deficiência Auditiva

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Bom dia Dr. Jamal! Mesmo que esse paciente apresente na sua impedanciometria infecção de ouvido médio e a conduta do médico é a colocação do carretel. Esse paciente tem 71a. Uma perda significativa da audição. Não se pensou em outras causas.
    O que o senhor acha???
    Outra pergunta é: stent nasal. Quando é indicado? Paciente com rinite cronica há mais de 20a.
    Super obrigada e te aguardo
    Sueli Lopes (fonoaudiologa)