Informações úteis

Como evitar a dor na lateral da barriga durante as corridas?

Como evitar a dor na lateral da barriga durante as corridas?

Especialistas dão dicas para aliviar esse incômodo

Muita gente, ao praticar atividades físicas, sobretudo corridas, reclama das “fisgadas” que sente na lateral da barriga ou na parte inferior do abdômen. A principal causa desse incomodo é respirar erroneamente pela boca e não pelo nariz.

Isso ocorre porque as atividades físicas sobrecarregam os sistemas respiratório e cardiovascular. Quando uma pessoa não respira de forma correta, acaba gerando uma contração no baço. “Se contraído, esse órgão joga mais sangue na circulação e tenta compensar a falta de oxigênio. Daí, nasce essa dor”, explica Jamal Azzam, médico formado pela USP e especialista em otorrinolaringologia.

“No momento do exercício, manter a respiração torácica e evitar a abdominal ajuda”, complementa Nathalia Duarte, nutróloga do Instituto Lerner e médica de esporte.

Os iniciantes no esporte e sedentários são os mais propensos a sofrer esse tipo de problema. A recomendação, então, é que o exercício seja interrompido ao aparecerem as pontadas.

Veja São Paulo

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.