Garganta

Como anda sua garganta?

Como anda sua garganta?

Sabe aquele pigarro que fica incomodando o tempo todo? E a tosse seca que não sossega? Rouquidão que vem e vai? Infecções com antibióticos, um atrás do outro? Dores de garganta constantes? E o mau hálito…

Estes e outros sintomas de problemas na garganta são comuns em muitas pessoas, tanto adultos quanto crianças pequenas e idosos. Não conseguimos imaginar o quanto a garganta consegue atrapalhar nossa vida diária…

A garganta é uma região anatômica onde passam o ar que vai para os pulmões e a nossa alimentação que vai para o estômago. Se pararmos para pensar, ambas estas situações podem gerar situações bastante agressivas para nosso corpo, principalmente na nossa vida tão atarefada e estressante.

O ar poluído das grandes cidades e as frequentes mudanças de temperatura podem criar irritações constantes na garganta. Sem contar as pessoas que trabalham com ar condicionado o tempo todo. Especialmente nos prédios sem janelas.

Já a nossa alimentação diária, nessa vida corrida, muitas vezes deixa a desejar. Ou excessos de temperos ou falta de vitaminas: ora, ou muito ou pouco. O difícil é manter o saudável e o equilíbrio necessário para uma vida normal.

Mas, uma outra situação leva até a problemas sociais e de relacionamento: o mau hálito. Mau hálito gera um constrangimento muito grande para quem tem e para que está ao lado ou à frente de quem tem…

Quais são as causas mais comuns do mau hálito?

Dentes em mau estado, retenção de restos de alimentos nas amígdalas e problemas no estômago são as causas mais comuns. Muitas pessoas tem umas “massinhas brancas” nas amígdalas. Estas geralmente são difíceis de serem retiradas. Quando consegue-se tirar, percebe-se que tem uma cor branco amarelada e com um odor muito ruim e forte. Que tal se livrar disso?

E as infecções de garganta de repetição?

Uma situação muito mais comum nas crianças, mas que também afeta adultos de quaisquer idades. Febres altas, dores intensas e dificuldade para engolir costumam deixar a pessoa de molho em casa. Ou falta na escola ou no trabalho. Difícil é manter a rotina com tamanho mal estar. A pessoa fica exatamente com a sensação de “quebradeira”.

As amígdalas aumentadas de tamanho podem, além de gerar as infecções, levar a uma obstrução respiratória. Isto pode gerar roncos e até a apneia do sono, que é uma doença grave e progressiva onde o paciente para de respirar várias vezes durante o sono.

Quem já ouviu falar que o refluxo de ácido do estômago pode causar problemas na garganta?

Isso mesmo: o ácido que fica no estômago pode subir pelo esôfago e, mesmo em pequenas quantidades, pode levar a bastante chateação, como os seguintes sintomas:

• constante sensação que “tem algo parado na garganta e não consegue-se tirar”.
• rouquidão súbita e, também de uma hora para a outra a voz volta ao normal.
• pigarro, o tal do “bichinho do ram-ram” parece que anda solto por aí… Incomoda muito, principalmente para as pessoas que trabalham com a voz, como professores, telefonistas e operadores de telemarketing.

O que pouca gente sabe é que até a sinusite pode levar a sintomas na garganta. Sabe aquele catarro que fica escorrendo atrás da garganta? Sim, pode ser causado por uma sinusite. Geralmente tem gosto ruim e incomoda muito.

E o temido câncer na garganta? Como fazer para reconhecer seus sintomas iniciais? Quais os alertas que esta doença dá quando acomete a garganta? Quando procurar o médico? Quais os tratamentos, se esta doença estiver existindo na pessoa? E a cura? Existe ou não?

Muitas destas situações podem ser facilmente resolvidas. Basta uma consulta com um otorrinolaringologista, que certamente irá fazer um diagnóstico correto e direcionar para a solução.

Categorias

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Bom dia.Estou com o famoso bichinho do ram ram…….ele vem e some, porém dessa x esta insistindo em ficar e me irritando muito….o q pode ser feito p acabar com isso