Mudança de estação

Clima seco e sistema respiratório

Clima seco e sistema respiratório

A baixa umidade do ar que colocou São Paulo em estado de atenção aumentou o número de atendimento nas emergências dos hospitais por causa de problemas respiratórios. “Sentir o nariz ressecado, como se tivesse queimando, é um sintoma que atinge as vias respiratórias”, explica Jamal Azzam, otorrinolaringologista do Hospital Leforte. Anote e siga as dicas do otorrino para respirar melhor nestes dias.

Dicas do otorrino

• Fazer inalações com soro fisiológico várias vezes ao dia é a melhor medida. Na inalação, a umidade vai direto para as vias respiratórias.
• O umidificador tem uma ação que passa rápido, pois o ar que circula absorve a umidade, segundo Jamal Azzam. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde sugere o aparelho como medida para melhorar o ar. Assim como baldes com água e tolhas molhadas no quarto.
• O soro fisiológico também pode ser pingado diretamente no nariz, diversas vezes ao dia, pois umedece a mucosa, higieniza e não vicia. Use em pessoas de qualquer idade.
• Se o nariz sangrar, comprima uma narina contra a outra imediatamente, usando os dedos como se fossem uma pinça. Segure apertando moderadamente durante uns cinco minutos. Neste período, só será possível respirar pela boca. Fique sentada, com o tronco ereto e a cabeça abaixada (como se fosse colocar o queixo no peito). Não levante a cabeça. Se puder, coloque uma bolsa de gelo no dorso do nariz por 15 minutos. Em 95% das vezes isso resolve. Se não, corra para o médico.
• Evite atividades físicas entre 10 e 16 horas. E não se esqueça de oferecer águas às crianças, que são mais predispostas à desidratação, e aos idosos.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.