Informações úteis

Ar condicionado × saúde

Ar condicionado × saúde

Calor, calor e mais calor! Quem aguenta sem querer se aliviar… e preferencialmente o mais rápido possível, não é?

No carro, nas empresas, no escritório, nos ônibus e metrôs e agora, cada vez mais, nas casas e nos quartos, até das crianças: ar condicionado é o grande companheiro.

Mas, você sabia que todos os aparelhos de ar condicionado, além de resfriarem o ar, tem um grande efeito colateral? Ressecam o ar, retirando muito a sua umidade.

Este efeito gera um ressecamento no sistema respiratório, desde o nariz, boca, garganta, cordas vocais, brônquios e até nos pulmões. Com isso as secreções ficam mais grossas e difíceis de serem eliminadas, podendo reter vírus e bactérias e facilitar as infecções.

Para quem tem rinite alérgica ou asma então, o risco é muito maior de desencadeamento ou piora das crises e também de dificultar os tratamentos.

Mesmo também quem não sofre de alergias respiratórias fica mais suscetível a ter resfriados, gripes, sinusites, laringites, dores de garganta, amigdalites, tosses e até a possibilidade de uma pneumonia.

Tecnicamente um grave problema é que raramente as pessoas fazem a manutenção correta, deixando os filtros sujos e empoeirados, fazendo com que os riscos aumentem significativamente. Quanto aos ductos de condução do ar nos prédios, é totalmente impossível a higienização, sendo que em algumas situações já foram até encontrados ratos e aves mortas dentro deles…

Também ocorrem outros danos importantes na nossa saúde decorrentes dos choques térmicos entre frio/quente e vice versa.

Como não podemos lutar contra o ar condicionado, vamos entender agora como aliviar nosso calor e não prejudicar nossa saúde:

• mantenha sempre os filtros limpos e os aparelhos regulados
• se puder controlar a temperatura, prefira inicialmente regular em 24 graus e ir diminuindo 1 grau a cada 5 ou 10 minutos, até o seu conforto
• de qualquer forma, não deixe a temperatura abaixo de 21 ou 22 graus
• tome água o tempo todo, mantendo o corpo sempre hidratado
borrife soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia, preferencialmente através dos sprays de jato contínuo
• faça sempre refeições com verduras e frutas em abundância

Com um pouco de atenção e dedicação fica mais fácil evitar os problemas decorrentes do uso inadequado do ar condicionado. Assim, o alívio do calor + cuidados adequados formam a melhor dupla segura do verão!

TV Catia Fonseca

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.