Informações úteis

A importância de fazer o check-up médico e quais os exames para cada idade

A importância de fazer o check-up médico e quais os exames para cada idade

Saiba que exames você deve fazer para garantir a sua saúde

O início do ano é a época ideal para colocar em dia todos os compromissos e promessas do ano anterior. E nada melhor do que aproveitar a época para cuidar da sua saúde. Para isso, é fundamental fazer um check-up médico completo, não importando qual a sua idade.

Os exames do check up médico em cada idade
O otorrinolaringolosita Dr. Jamal Azzam indica quais os exames médicos devem ser feitos, em cada faixa etária. Confira:

Recém-nascidos
Segundo o especialista, todas as crianças recém-nascidas no Brasil (com direito pelo SUS totalmente gratuito) devem fazer alguns testes, ainda na maternidade antes da alta, sendo o principal o “Teste do pezinho”. “Este pode detectar hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, doenças falciformes, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase”, enumera.

Também é obrigatório em todo Brasil e fornecido gratuitamente pelo SUS, o “Teste da orelhinha”, que pode detectar alteração na audição.

O médico alerta ainda que, embora não seja obrigatório, é indicado fazer o “teste do olhinho”, nos primeiros dois dias de vida do bebê. “Este pode detectar catarata congênita, tumores como o retinoblastoma e o glaucoma congênito”, explica.

Dos 3 aos 4 anos
Toda criança deve fazer um exame de audiometria (teste da audição) e um teste de acuidade visual com o oftalmologista.

A partir dos 5 anos
Toda criança deve fazer exames de sangue de rotina (hemograma, glicemia, tireoide, ureia, creatinina, entre outros) e também exames de urina e de fezes.

Mulheres
“Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista uma vez por ano para se submeter a uma avaliação clínica que inclui o exame de toque, o exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolaou”, explica Dr. Jamal. Mulheres a partir dos 40 anos devem ainda fazer, anualmente, a mamografia para prevenção do câncer de mama.

Outros exames podem ser solicitados a critério do médico, podendo incluir exames de sangue para avaliação de anemias ou diabetes, do colesterol total e frações e triglicérides, hormônios de tireoide, enzimas do fígado, exames de rins, entre outros. Também podem ser solicitados exames cardiológicos ou ultrassonografias.

Homens
Os exames gerais de uma consulta médica e dos exames laboratoriais são semelhantes no homem e na mulher. Além disso, a partir dos 40 anos, todo homem deve realizar o exame de próstata. “Além disso, o autoexame dos testículos é fundamental, uma vez que podem ocorrer tumores nesta região”, recomenda.

Exames gerais
Segundo o médico, o exame de colesterol deve ser feito anualmente para indivíduos sem história clínica de hipercolesterolemia familiar, ou semestralmente se houver esta história. “Todos adultos devem fazer esta medida, pois somente a dieta por vezes não é o suficiente para que os níveis adequados de colesterol estejam normais”, alerta.

Não deixe para depois o cuidado com a sua saúde e aproveite o início do ano para fazer o check-up médico completo!

Portal Vivo Mais Saudável

Sobre o autor

Dr. Jamal Azzam

Dr. Jamal Azzam

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Deixar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.